Ancient Empire​ - "The Tower" (2017)

Stormspell Records

Mundo Metal [ Resenha ] 


Passamos dias, meses e anos tentando encontrar a banda perfeita, o som que pega na alma, aquele feeling que é um misto de nostalgia e surpresa por algo ser tão bom. A luta é árdua e o objetivo (ao menos o primeiro) é impossível, mas que tem uns filhos da puta que chegam bem perto da essência completa do Metal, ah isso tem. 

Um desses filhos da puta é Joe Liszt, já velho conhecido da trupe do Mundo Metal por seus trabalhos poderosos à frente do Shadowkiller, Hellhound e, claro, Ancient Empire. Essa maravilha maravilhosa em forma de Heavy/US Power Metal vêm tirando lágrimas dos malacos mais cascudos da cena desde seu debut ‘When Empires Fall' (2014) e fecha um ciclo de trilogia com ‘The Tower’, lançado em dezembro passado via Stormspell Records – mas com um belo de um atraso à la Rubens Barrichello, apesar de eu não saber de quem é a culpa por isso. 

Liszt toma as rédeas da parada mais uma vez e, acompanhado apenas do baterista Steve Pelletier, cuida de todos os outros instrumentos e voz. Das porradas viscerais e deliciosamente bem executadas como na abertura do play com “The Tower” e “Darker Side of Midnight” - que tomam elementos do famigerado US Power e transformam a audição num parque de diversões pros velhacos old-school - à passagens mais cadenciadas como em “Endless Curse”, aquele cliché bostão de que “cada nota esta em seu lugar, cada instrumento é executado perfeitamente” é verdade aqui, não tem jeito. Duvida? Coloca lá a “Yesterday’s Hero” pra rolar e seja estuprado pelo riff inacreditável e refrão antêmico dessa porra; ou quem sabe “Dawn of Forever” e “The Last Sunset” te convençam, já que as duas fecham de maneira emocionante e viril a obra e consolidam o cliché acima de uma vez por todas.


A forma como Liszt e Pelletier contam a história – que por si só já é atraente – é um show. Em comparação com os dois primeiros álbuns, aqui nós temos mais riffs, uma pegada mais épica e algumas das músicas mais bem construídas da carreira desses malandros. Como eu disse no primeiro parágrafo, é difícil pra caralho encontrar nesse mar de promos, novas bandas e velhos conhecidos da cena algo que se preze, mesmo que nossa busca seja às vezes por algo fora da realidade, mas com o Ancient Empire o buraco é tão mais embaixo (e a performance tão pra cima) que são nuances e detalhes que diferenciam a qualidade de seus três trabalhos, tão homogêneos entre si e com quase o mesmo impacto musical. 

‘The Tower’ é o play mais Power Metal dos três; é também o mais recheado de solos e com o feeling mais de acordo com a história que conta e, portanto, o melhor da carreira do Ancient Empire. “Se é louco mano, o MELHOR álbum dos caras? ‘Other World’ já é foda pra caralho, muito acima da média, não é possível!” Aí é que esta, meu caro, eu também achei estranho e custei a acreditar nisso até, sei lá, a quarta audição da bolacha, mas confia em mim: esse é o pico criativo e de execução de Joe Liszt, e essa bagaça COM CERTEZA teria entrado em alguma lista de melhores do ano por aí, não fosse a barrigada da Stormspell e/ou Ancient Empire em atrasar o shipping das cópias físicas e – vamos falar a verdade, porque aqui ninguém é hipócrita – até a escassez de links de download pra essa joça.


Em suma, já que não gosto de ficar fazendo um faixa-a-faixa, ‘The Tower’ é a parada mais honesta, passional e viciante que você vai ouvir por aí esses tempos. Clássico instantâneo (assim como seus irmãos mais velhos já o são), o álbum entrega muito mais do que reles mortais ou ouvintes casuais estão acostumados a receber em suas doses diárias de Metal, e explode tudo em seu caminho. Amigão, difícil ficar melhor que isso, então aceita o dano e seja feliz com mais esse delicioso presente do Ancient Empire pra mim, pra você e pro Heavy Metal.

Nota: 9
*Nota do site The Metal Club: 9.61

Formação:

Joe Liszt (vocal, guitarra, baixo)
Steve Pelletier (bateria)

Faixas:

1. The Tower 
2. Endless Curse 
3. View From Up Here 
4. In the Land of the Damned
5. The Battle of Stirling Bridge 
6. Darker Side of Midnight
7. Yesterday's Hero 
8. Dawn of Forever 
9. The Last Sunset 

Redigido por Bruno Medeiros

*A nota do site The Metal Club é sujeita a modificações de acordo com as avaliações dos seus usuários. Acesse, avalie e veja se sua nota bate com a nossa:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...