Elvenking​ - "Secrets of the Magick Grimoire" (2017)

AFM Records

Mundo Metal [ Resenha ]


Todos que me conhecem sabem que o Power Metal é um dos meus pontos fracos. Por isso que, tendo crescido com contos de fantasia, criaturas e mundos mágicos e refrões épicos e “melodiCUzinhos”, adicionando aí o fato de eu achar o lado Pagão/Folk no Metal extremamente relevante e interessante, o Elvenking – especialmente a partir das delícias ‘Heathenreel’ (2001) e ‘Wyrd’ (2004) – sempre foi uma pedida certa quando eu quero uma boa dose de violinos e paganismo no meu Power Metal.

Os Italianos não fugiram tanto do som consolidado em seu debut ao longo das primaveras, mas houve uma clara queda de qualidade no caminho, até que os caras obliteraram completamente as críticas com o feroz ‘Pagan Manifesto’ (2014). Seguindo a mesma fórmula de sempre – e, ao que parece, tendo atingido uma harmonia entre o clássico e o novo – os caminhantes das florestas e eventuais comedores de massa (Italianos, pô, quer o que?) marcham forte de novo com ‘Secrets of the Magick Grimoire’, nono álbum de estúdio dos caras.


Como a manada dos atos de Power/Folk por aí, o Elvenking sempre se utilizou de atmosfera um pouco mais frívola pra escrever músicas despretensiosas e um tanto mais animadas, o que também pode ser visto aqui. Começando a parada já com um estouro em “Invoking the Woodland Spirit”, os caras estabelecem o ritmo já a partir do primeiro verso da faixa, que muda rapidamente de um hino acessível a uma porrada na cabeça durante seu curso.

A primeira metade do álbum, aliás, abusa bem dessa fórmula, particularmente na melodica e atraente "Draugen's Maelstrom" e na fanfarrista "The Horned Ghost and the Sorcerer" - essa última mais lenta nos versos e ponte, mas épica no seu refrão.

As linhas vocais mais melódicas de Damna se adaptam bem a cada música, já que o mano é capaz de passar de partes aveludadas e baixas pra gritos de alta potência com facilidade. Os vocais de apoio fornecidos, especialmente do guitarrista Aydan, e as ótimas participações de Angus Norder, vocal do Nekrokraft e Witchery, complementam Damna perfeitamente, especialmente em músicas como "A Grain of Truth". O lendário Snowy Shaw (Denner/Shermann, Notre Dame, ex-Mercyful Fate, ex-King Diamond, ex-Therion) também dá uma palhinha em "At the Court of the Wild Hunt"; Todos eles ajudam na proposta do álbum em ser mágico e diversificado.


Como eu escrevi acima, os Italianos conseguem misturar com sucesso composições mais clássicas da banda, cheias de quebras e compilações épicas, com elementos adotados mais recentemente – e mais ainda nos riffs e passagens de bateria; Isso se torna mais evidente na segunda metade do álbum, como na decente "The Wolves Will Be Howling Your Name" e em "Straight Inside Your Winter".

A parte lírica é o que você esperaria de um álbum do Elvenking, com uma enxurrada de contos de fadas, florestas escuras, livros mágicos e unicórnios cagando arco-íris (ta bom, essa última é mentira). Não é erudita ou genial em nenhum momento, mas é bem digna de fazer você pegar o encarte e ler as letras. A produção também marca um dos pontos altos do álbum, com a dupla Aydan e Damna levando os créditos de produtores e o lendário produtor e guitarrista do DGM, Simone Mularoni, assumindo os papéis de mixagem e masterização.


Ao que me parece, o Elvenking encontrou seu caminho nas florestas escuras da criatividade mais uma vez e consolidou a nova abordagem musical iniciada com 'The Pagan Manifesto'. Abraçando a verdadeira essência da banda, antes perdida lá atrás, e adicionando algumas novas camadas e arranjos ao arsenal, Damna, Aydan e companhia mais uma vez conseguiram fazer com que o Metal melódico e a música popular tradicional coexistam. ‘Secrets of the Magick Grimoire’ não é tão impactante quanto seu antecessor, mas é definitivamente um trabalho que vale à pena conferir. 

Nota: 8.3
*Nota do site The Metal Club: 8.10

Formação:

Aydan (guitarra, vocal)
Damna (vocal)
Rafahel (guitarra)
Lethien (violino)
Jakob (baixo)
Lancs (bateria)

Faixas:

1. Invoking the Woodland Spirit 
2. Draugen’s Maelstrom 
3. The One We Shall Follow 
4. The Horned Ghost and the Sorcerer 
5. A Grain of Truth 
6. The Wolves Will Be Howling Your Name 
7. 3 Ways to Magick 
8. Straight Inside Your Winter 
9. The Voynich Manuscript 
10. Summon the Dawn Light 
11. At the Court of the Wild Hunt 
12. A Cloak of Dusk

Redigido por Bruno Medeiros

*A nota do site The Metal Club é sujeita a modificações de acordo com as avaliações dos seus usuários. Acesse, avalie e veja se sua nota bate com a nossa:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...