Roadrunner Records
Mundo Metal [ Discos trintões ]
Jonathan La’Fey e Miriam Natias são um jovem casal que se mudam para uma velha mansão a qual Jonathan herdou. Ao chegarem ao local, ambos são avisados por um estranho grupo de cavaleiros negros à não permanecerem na casa, caso o contrario algo de terrível lhes aconteceria.
Mas ambos ignoram o aviso e Jonathan ainda debocha dos cavaleiros, se estabelecendo na mansão, entretanto, durante a primeira noite na mansão, o rapaz tem um encontro com o fantasma do Conde La’Fey, um antepassado seu.
Este revela a Jonathan que o espirito de "Abigail" havia possuído Miriam e que agora Jonathan deveria tirar a vida da própria esposa para evitar a morte de todos.
O parágrafo acima parece ter sido retirado de alguma sinopse de algum conto de terror dos mestres Stephen King ou John Carpenter, entretanto é um resumo da historia narrada no segundo disco da carreira solo do inconfundível King Diamond.
Esse é o primeiro trabalho totalmente conceitual concebido e idealizado pelo dinamarquês, o disco foi muito bem recebido pela critica e pelos fãs, "Abigail" rompeu de vez com o passado, mostrando que King Diamond era uma banda diferente do Mercyful Fate, principalmente no que se refere à técnica, além de possuir canções muito mais elaboradas e grandiosas permeadas com trechos de música clássica, King também passou a usar melhor sua voz explorando e obtendo novas variações de tons, o disco também faz muito uso de teclados.
Ao contrário de "Fatal Portrait" (1986), King produziu "Abigail" apenas com a ajuda do engenheiro de som Roberto Falcão, produção essa, absurdamente pesada e cristalina, contendo arranjos minimalistas e muito bem elaborados.
Além de King integravam a banda: o baixista Timi Hansen (Mercyful Fate), o baterista Mikkey Dee (Motörhead, Scorpions), o veterano guitarrista Michael Denner (Mercyful Fate, Denner/Shermann), além é claro de Andy LaRocque que esteve presente em toda discografia do "Rei".
A sonoridade da banda consiste em um Heavy Metal tradicional da mais alta qualidade, mesclando momentos pesados e melódicos com maestria, tendo como característica marcante os vocais peculiares de King, que narram à história tratada com um incrível nível de detalhes, envolvendo o ouvinte numa narrativa densa, como se o mesmo estivesse lendo um livro ou até mesmo assistindo a um filme de terror.
Todas as canções do álbum são consideradas clássicos da carreira do "Rei Diamante", destaque para “Arrival”, “Black Horsemen”, “Abigail”, a majestosa faixa título, é outra que sempre é muito lembrada pelos fãs, é nessa composição que se encontra um dos principais diálogos do conto retratado no álbum e “The Family Ghost” presença constante no “setlist” da banda.
Em comemoração aos 30 anos de lançamento desse clássico do Heavy Metal, a banda sairá em turnê executando o disco na íntegra, até agora só foi confirmada apenas uma data da turnê no Brasil que será na cidade de São Paulo, oportunidade rara de ver o mestre em ação.
“Abigail” é um daqueles registros que só por seu conteúdo lirico magnifico e complexo já merece destaque e reconhecimento, o álbum impressiona por sua fascinante e enigmática historia contada através de suas canções.
Classifica-lo como o maior disco conceitual do Rock/Metal, talvez seja exagero, mas dizer que esse é o maior conto de terror dentro do segmento não me parece ser tão absurdo.
Para o leitor que desconhece essa verdadeira obra prima, ouça-a imediatamente, pois trata-se de um dos registros mais magníficos e majestosos do Heavy Metal, caso contrario, irá permanecer em duvida se Jonathan terá ou não coragem de tirar a vida da própria esposa para poupar a sua e a de outros, desvendar, de quem afinal eram os estranhos cavaleiros negros, ou ainda, o que diabos significa “18 se tornar 9”.
Integrantes:
King Diamond - Vocal
Andy LaRocque - Guitarra
Michael Denner - Guitarra
Timi Hansen - Baixo
Mikkey Dee - Bateria
Faixas:
01. Funeral
02. Arrival
03. A Mansion in Darkness
04. The Family Ghost
05. The 7th Day of July 1777
06. Omens
07. The Possession
08. Abigail
09. Black Horsemen
Por Vitor Hugo Quatroque