quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Lançamento: Marenna - "No Regrets" (2016)


Inicio esta análise me arriscando com a seguinte afirmação: o Hard Rock nacional nunca esteve tão bem servido. 

Bandas competentes, inspiradas e com discos realmente qualificados vem surgindo de norte a sul do país, esta onda de novos nomes vem se intensificando a cada dia e ganhando destaque no disputado cenário underground brasileiro.

Uma destas bandas em destaque é a Marenna, nome do projeto idealizado pelo vocalista Rodrigo Marenna, um músico tarimbado, velho conhecido da cena gaúcha e cantor da banda Lacross. Em 2015, Rodrigo nos brindou com o EP "My Unconditional Faith", onde o Rock de fácil assimilação da Lacross dava lugar a um Hard Rock/AOR repleto de ótimas harmônias, refrões extremamente grudentos, funcionais e uma musicalidade calcada em bandas como Journey, Bon Jovi (do início de carreira) e Whitesnake. 

O EP obteve grande aceitação não somente no Brasil, mas também foi muito bem em países da Europa e Japão, trazendo grande expectativa para o lançamento de "No Regrets". O registro foi apresentado oficialmente no último dia 6 de novembro e mesmo para quem já havia se identificado com as canções anteriormente disponibilizadas, certamente irá se surpreender com o conteúdo deste trabalho.


O álbum é detentor de algumas características importantes e seguindo o mesmo esquema do EP "My Unconditional Faith", Rodrigo Marenna se cercou de diversos músicos diferentes pra gravar as canções, o cantor encontrou uma banda de apoio fixa para shows, porém há diversas participações especiais em "No Regrets", o que certamente contribuiu para que o disco tenha uma vibração diferente. Músicos como Sasha Z, Mauro Caldart, Bruno Mello, Guilherme Mello, Rafael Netto, Fernando Mig, além das parcerias nas composições com Matheus Pacini e Roberto Sassarrão abrilhantam o trabalho e apesar da linha de composição seguir basicamente a mesma, é nítida a evolução alcançada, as faixas estão mais despojadas, mais energéticas e sem dúvidas, demonstram todo o poder criativo de Marenna.

Depois de fazer diversas audições, é impossível não se atentar a alguns pontos, o primeiro deles é a variação constante de ritmos entre uma faixa e outra, fazendo com que o disco nunca caia na mesmice e se mantenha empolgante desde o início. A produção também deve ser destacada, já que Jonas Godoy e Arthur Appel realizaram um trabalho primoroso, fazendo com que cada nuance e cada detalhe seja percebido com clareza. A qualidade das composições é outro fator que chama a atenção, não há sequer um momento dispensável, "No Regrets" é um álbum homogêneo, nivelado por cima. Por último, não posso deixar de citar os músicos responsáveis, todos precisos, objetivos, técnicos e com performances que beiram a perfeição.

As linhas de guitarra e os solos estão muito bem encaixados, a parte rítmica formada é extremamente segura, mas quem rouba a cena e não poderia ser diferente, é o vocalista Rodrigo Marenna, com interpretações acima de críticas e muita versatilidade, o cara é um show a parte, canta demais!


Em 10 músicas divididas em pouco mais de 44 minutos, "No Regrets" é capaz de prender o ouvinte por completo. Com momentos realmente marcantes e proporcionando uma viagem altamente satisfatória pelo universo Hard/AOR, o disco já começa com uma trinca matadora. "Reason To Live" abre o álbum com um refrão altamente viciante e nos prepara para o que está por vir, logo na sequência, "Can't Let You Go" e "Never Surrender" trazem um Hard Rock cativante e cheio de feeling. "Come Back" é a próxima, a canção mostra-se uma balada cheia de sentimento e pendendo para o AOR. "The Price" possui uma batida diferente e apesar de ser uma canção cadenciada, empolga com um refrão excelente e um riff bem marcante. "Fall In Love Again" apresenta um trabalho de guitarras que impressiona e além disso, é uma composição escrita em parceria com os irmãos Andria e Ivan Busic (Dr. Sin) e assim como em "About Love", a faixa evidencia a veia Whitesnake de Rodrigo Marenna. O trabalho ainda conta com a festeira "Forever", a belíssima balada "So Different" e a excepcional faixa título "No Regrets", encerrando o álbum de maneira irrepreensível.

O amigo leitor que não conheça ainda o trabalho de Marenna, pode até pensar que estou exagerando um pouco, mas vou citar apenas um fato ocorrido em 2015 e que dá pistas sobre a veracidade de minhas palavras. Com apenas um EP gravado, Marenna participou da seleção de bandas do Sweden Rock Festival, um dos maiores festivais europeus da atualidade. O músico concorreu com cerca de 1.200 bandas de todo o mundo e conseguiu se classificar entre as 10 melhores bandas. É Pouco? Pois é, tenham certeza de que estamos diante de um nome que além de conceber belos trabalhos como este ótimo "No Regrets", irá nos representar muito bem internacionalmente.

O disco foi lançado no Brasil pelo selo Alta Voltagem Rec e na Europa, Japão e Estados Unidos através do selo dinamarquês Pride Lion Records. Dois singles foram disponibilizados para audição ("Can´t Let You Go" e "About Love"), eles estão disponíveis no canal oficial do músico no Youtube e caso você se interesse em adquirir o material físico, entre em contato através do e-mail rodrigomarenna@gmail.com ou acesse o site da Alta Voltagem.

Recomendo a audição. Nada menos que um dos melhores registros do estilo no ano! Imperdível.




Integrantes:  

Rodrigo Marenna (vocal)

Banda de apoio:

Jonas Godoy (guitarra, teclado e backing vocals)
Gionathan Sandi (bateria)
Aaron Alves (guitarra)
Arthur Appel (baixo e backing vocals)

Faixas: 

 1. Reason To Live
 2. Can´t Let You Go
 3. Never Surrender
 4. Come Back
 5. The Price
 6. Fall In love Again
 7. About Love
 8. Forever
 9. So Different
10. No Regrets

por Fabio Reis