Playlist: as 10 melhores versões para clássicos do Black Sabbath


Muitos detestam covers, outros adoram, os motivos para reações tão diferentes são os mais variados possíveis. Quem não gosta geralmente é adepto da teoria de que são raras as ocasiões em que uma versão fica tão boa quanto a original, já os que gostam, são os headbangers que possuem a mente mais aberta e para estes, ouvir novas adaptações para os clássicos de suas bandas favoritas, não significa substituir as originais, mas sim ganhar uma maneira diferente e atualizada de escutar uma música já conhecida.

Ambas as opiniões são válidas, mas se existe uma verdade a respeito desse tema, é que em meio a diversos tributos pífios e caça niqueis, versões ruins e clássicos "assassinados", muitas bandas conseguiram apresentar adaptações muito boas para canções pra lá de manjadas.


Neste artigo apresentaremos uma playlist com 10 versões de clássicos do Black Sabbath. A mítica banda nascida na cidade de Birmingham, Inglaterra, em 1968, conhecida por muitos como uma das primeiras bandas de Heavy Metal do mundo. O grupo também é responsável pelo embrião de outros subgêneros dentro do estilo, é possuidora de uma vasta e proveitosa discografia e músicos extremamente talentosos passaram pela banda. 

Com fases e formações distintas e sempre capitaneado pelo riffmaker Tonny Iommi, o Sabbath sempre nos brindou com grandes trabalhos e serviu de referência para inúmeras bandas. Aqui, vamos conhecer algumas das melhores versões para clássicos do grupo. 

Boa audição!

10 - Ugly Kid Joe - N.I.B.

O Black Sabbath exerceu influência sobre praticamente tudo o que veio depois dele e no começo da década de 90, o Ugly Kid Joe, uma banda de sucesso momentâneo que emplacou alguns hits como "Everything About You" e a balada "Cats In The Cradle", participou de um tributo ao Sabbath e mandou muito bem nesta versão para o hino "N.I.B.".


9 - Iron Savior - Neon Knights

O grupo capitaneado por Piet Sielck e Kai Hansen (nos primeiros trabalhos) é conhecido por ótimas versões e participações notáveis em tributos. Nesta versão para "Neon Knights", originalmente gravada no clássico "Heaven And Hell" (1980) e imortalizada na voz de Ronnie James Dio, o Iron Savior dá um show de energia e nos brinda com uma execução impecável.


 8 - Megadeth - Paranoid

Uma banda de Thrash Metal tocando Black Sabbath? No decorrer desta lista o amigo leitor verá que isso é mais natural do que se pensa. O Megadeth tocou o hino "Paranoid" como se fosse uma canção composta pela banda e com isso, a canção ganhou velocidade, agressividade e um solo de tirar o fôlego. 


7 - Powerwolf - Headless Cross

Todos sabemos que a fase com Tony Martin nos vocais não é nem de longe a preferida dos fãs, porém é inegável que os álbuns gravados com o vocalista possuem muitas qualidade e por que não, alguns clássicos. Sem dúvidas, "Headless Cross" é um deles e os alemães do Powerwolf, gravaram a faixa no EP "The Rockhard Sacrament" (2013). O cover ficou extremamente fiel é um verdadeiro deleite!


6 - Pantera - Electric Funeral

O Pantera gravou alguns covers do Sabbath, talvez o mais conhecido deles seja o de "Planet Caravan", presente no álbum "Far Beyond Driven" (1994), porém a que considero a melhor versão da banda, é sem dúvida alguma, "Electric Funeral". Originalmente gravada em "Paranoid" (1970), a canção ganhou peso, agressividade e um toque de modernidade que caiu muito bem, destaque para a performance de Phil Anselmo, um show à parte!


 5 - Bruce Dickinson - Sabbath Bloody Sabbath

Gravada em 1994, época em que Bruce havia deixado o Iron Maiden e portanto, o músico está acompanhado da banda Godspeed. O cantor demonstra as suas habituais interpretações que quase sempre são impecáveis e a clássica "Sabbath Bloody Sabbath", gravada pela primeira vez no registro homônimo de 1973, ganha uma roupagem única, com guitarras bem pesadas e vocalizações fantásticas.



 4 - Iced Earth - Black Sabbath

Em 2001, o Iced Earth gravou um disco tributo aos seus maiores ídolos ("Tribute To The Gods") e sem dúvidas, o Black Sabbath estaria incluído nesta seleção. O que não era tão óbvio é que a versão para a faixa "Black Sabbath" fosse executada de forma tão espetacular. O vocalista Mathew Barlow rouba a cena e é o responsável por uma performance simplesmente perfeita e acima de críticas.


 3 - Faith No More - War Pigs

Apenas recapitulando, tivemos até aqui bandas dos mais variados estilos dentro do Metal e todas elas nutrindo uma característica em comum: a influência do Black Sabbath em sua música. Seja no Thrash, Heavy, Death, Doom, Hard ou qualquer outro gênero, os quatro rapazes de Birmingham se tornaram referência e até mesmo em bandas impossíveis de se rotular como o Faith No More, eis que lá está a sonoridade única do Sabbath servindo de molde e inspiração. "War Pigs", um dos maiores hinos do grupo, ganhou esta belíssima versão que rendeu o bronze em nosso ranking.


 2 - Sepultura - Symptom Of The Universe

Não é novidade alguma que o maior expoente do Metal nacional em todos os tempos se inspirou em muito no que Iommi e companhia fizeram ao longo dos anos. Na época do álbum "Roots" e portanto, quando o Sepultura obteve o seu maior pico de popularidade, o quarteto mineiro gravou esta versão mega pesada para "Symptom Of The Universe". O resultado foi tão excepcional que levou a nossa prata.


 1 - Enola Gay - Heaven And Hell

Acredito que a grande pergunta que todos devem estar se fazendo agora é: mas quem é esse tal de Enola Gay? Justa essa pergunta, já que a banda realmente não é um medalhão e é pouco conhecida pela grande maioria dos headbangers. 

Vamos lá, o Enola Gay é uma banda de origem alemã, foi fundada em meados da década de 80, lançou apenas três discos, todos nos anos 90 e voltados ao Power Metal, porém depois disso simplesmente sumiu. Só que... antes disso participaram de um tributo ao mestre Dio e deixaram essa belezura de cover que rendeu o nosso primeiro lugar. 

"And the Oscar goes to..."


Espero que você tenha gostado da lista e se não, que tenha ao menos se divertido ao escutar versões diferentes de canções há muito tempo conhecidas, agora se você não gosta de covers de maneira alguma, a nossa intenção não é a de convencer ninguém, mas sim levar música boa aos nossos leitores.

Sendo assim, a mesma lista que apresentamos com adaptações feitas por outras bandas, está  abaixo, disponibilizada em suas versões originais com o grande Black Sabbath.

Boa audição!



por Fabio Reis



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...