Indicação: As Dramatic Homage - "Enlighten" (2016) (EP)


O cenário nacional é conhecido mundialmente por possuir centenas de bandas de uma qualidade imensurável, tanto em sua musicalidade, quanto em suas composições, além claro, das artes das capas dos seus registros serem muito bem elaboradas, principalmente se for de grupos mais novos. É realmente impressionante como o país está entre os melhores nesse quesito e se destacando cada vez mais, as vezes até mesmo ultrapassando o que é feito por bandas internacionais e de renome.

A descrição acima se enquadra perfeitamente ao As Dramatic Homage, o grupo já possui um certo tempo de carreira e uma ótima discografia, lançou excelentes registros e faz um grande trabalho. A sonoridade da banda já passou por algumas mudanças, porém nunca deixou à desejar, a mesma sempre compôs belas músicas com letras excepcionais.

O grupo é oriundo do Rio de Janeiro, foi formado em 1999, está ativo e até o momento, lançou cinco registros em sua discografia, entre eles estão duas demos, um single, um full-lenght e um EP. Cada trabalho possui a sua própria identidade, começaram com um Black/Doom Metal em seu início de carreira e com o tempo, foram mudando até chegar ao que o grupo denomina Avant-Garde Metal.

Esse EP possui cinco faixas, sendo que uma delas é um cover da banda portuguesa Moonspell, o registro em questão tem apenas dezenove minutos de duração, as letras das músicas abordam temas antagônicos, o elementarismo e a filosofia. Além da musicalidade ser de altíssimo nível, os integrantes também demonstraram uma grande sabedoria ao escolher temáticas bem interessantes e inteligentes, que por sinal, combinou muito com suas composições.

Em relação à sonoridade, o disco é marcado por algumas mudanças de andamentos, em alguns momentos o instrumental é mais cadenciado e em outros ocorrem  passagens mais rápidas e com blast beats. As linhas de guitarra são ótimas, os solos são sensacionais, os riffs bem elaborados, a cozinha é impecável e tanto a bateria quanto o baixo, fazem um excelente trabalho. Para finalizar, o vocal apresenta uma alternância entre o limpo e o gutural rasgado.


A primeira faixa "Advert", é uma intro, possui pouco mais de um minuto e a sua sonoridade é um tanto atmosférica, a segunda faixa é "Astral Infernal", é a música mais rápida do EP e já começa acompanhada de blast beats exacerbados, riffs poderosos e excelentes solos, boas linhas de guitarra são notadas e o vocal gutural é bastante rasgado, em algumas partes dando espaço ao uso do vocal limpo.

A terceira canção se chama "Praxis", é uma música mais acústica, a mesma é bem cadenciada e cantada lentamente, seu instrumental é bem trabalhado, o vocal é limpo e possui excelentes solos. A quarta e penúltima faixa "Enlighten" é bem rápida, nela ocorrem várias mudanças de andamentos, em algumas partes é recheada de blast beats desenfreados, riffs viscerais e um vocal gutural mais rasgado, em outros momentos ela está mais cadenciada, os solos são magníficos e o vocal está limpo.

A quinta e última composição do  trabalho é "Full Moon Madness", um pouco diferente das outras, a faixa tem uma pegada mais old school, a sonoridade aqui não é tão rápida, os riffs são mais ríspidos e viscerais, há também algumas partes da música em que os vocais são "falados", o timbre das guitarras lembra muito bandas da velha escola e o vocal é um gutural bem rasgado, remetendo a bandas de Melodic Black Metal. Além disso, temos os solos que são sensacionais e ajudaram a me convencer que esta é a melhor música do registro.

Em suma, o que a As Dramatic Homage executa é uma musicalidade bem difícil de se denominar em apenas um gênero, ao ouvir o registro é notável diversos estilos diferentes, mas o que se sobressai com mais frequência certamente é a veia mais Progressiva, o Death Metal técnico, e um pouco do Melodic Black Metal.

Aos apreciadores de uma sonoridade mais modernosa, técnica e que gostam de boas linhas de guitarra, vocais limpos intercalados com guturais, boas melodias e ótimos solos, mas ainda não conhece a banda, ouça esse belíssimo "Enlighten", provavelmente irão curtir bastante.

Obs: para adquirir o material, basta entrar em contato com a banda através de seu Facebook.


Integrantes:

Alexandre Pontes - Vocal/Guitarra 
Fabiano Medeiros - Baixo
Alexandre Carneiro - Guitarra
Vinícius Rodrigues - Bateria 
Leonardo Silva - Teclados

Faixas:

1. Advert (Intro)
2.Astral Infernal
3.Praxis
4. Enlighten
5. Full Moon Madness (Cover Moonspell)

Por Marconi Silva

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...