sexta-feira, 3 de junho de 2016

Indicação: Flotsam And Jetsam - "Flotsam And Jetsam" (2016)


É um hábito de grande parte dos headbangers ouvir um álbum de uma banda veterana, fazendo comparações com o seu disco mais clássico e de melhor aceitação. No caso do Flotsam And Jetsam, a comparação descabida seria feita com o magnífico "Doomsday For The Deceiver", lançado no distante ano de 1986.

Essa prática mostra-se totalmente sem sentido, já que vivemos épocas diferentes e em muitos casos os grupos possuem outras formações, com músicos que sequer participaram das composições do disco comparado. É óbvio que com mentes criativas distintas, os resultados serão outros e ficar se apegando ao que foi feito no passado sem dar chance ao que vem sendo apresentado no presente, considero uma atitude abominável.

Tendo em vista que o Flotsam And Jetsam, com exceção de seu debut, nunca foi uma unanimidade e que desde tal lançamento, apenas o vocalista Eric A.K. e o guitarrista Michael Gilbert ainda se mantém na banda, o álbum homônimo apresentado em 2016 não era lá um dos mais aguardados por thrashers de plantão e talvez por isso, o registro consegue surpreender e agradar tanto.


Para quem é um fã da banda, sabe que o grupo vinha de ótimos discos, caso por exemplo do anterior "Ugly Noise" (2012), porém para o público geral este disco é realmente uma grata surpresa, mostrando músicos afiados e desfilando um Thrash Metal de primeira linha, com composições bem construídas e momentos realmente empolgantes.

A produção é mais um ponto alto, limpa na medida certa, porém sem deixar de fora a sujeira característica do estilo, aliás, todos os clichês do gênero estão presentes e são usados com maestria, resultando num trabalho que não será o melhor do ano, porém deve agradar bastante e garantir uma audição das mais interessantes aos que se aventurarem. Um ótimo álbum e que certamente, merece a devida atenção.

Destaques: "Seventh Seal", "Taser", "LOTD", "Monkey Wrench" e "Smoking Gun"



Integrantes:

Eric A.K. (vocal)
Michael Gilbert (guitarra)
Steve Conley (guitarra)
Michael Spencer (baixo)
Jason Bittner (bateria)

Faixas:

 1. Seventh Seal 
 2. Life Is a Mess
 3. Taser 
 4. Iron Maiden 
 5. Verge of Tragedy
 6. Creeper 
 7. L.O.T.D.
 8. The Incantation
 9. Monkey Wrench 
10. Time to Go 
11. Smoking Gun 
12. Forbidden Territories

por Fabio Reis