The Doomsday Kingdom – “Never Machine Demo EP”(2016)



The Doomsday Kingdom é um projeto pararelo do fundador, baixista e líder do Candlemass, Leif Edling. Leif é reconhecido na comunidade do metal por ser multi-instrumentista, ótimo escritor e produtor ocasional, tendo aparecido e colaborado em bandas como Avatarium, Witchcraft, Krux, Hexenhaus e Nemesis, isso sem mencionar o trabalho que leva seu nome. Nesse novo projeto, Lief – usando o codinome “The Doomfather” – faz absolutamente tudo, dos vocais à bateria, e o mais importante: sem nenhuma ajuda ou demanda de uma gravadora, fazendo desse um projeto o mais pessoal possível. É como se fosse a sua bandinha de garagem, mas aqui o som é bom.

Intitulado Never Machine Demo EP, esse primeiro EP foi lançado de forma independente em 18 de março, e é composto por quarto músicas divididas em pouco menos de meia hora. A primeira, “Never Machine”, mostra exatamente o que esperar do trabalho: Doom clássico, com pegada lenta, melodias assombrosas e atmosfera sombria. Com letras inteligentes, é uma epítome do que é o Doom Metal; tem a pegada Black Sabbath do final dos anos 1970 que é tão adorada no gênero, e aliada à produção crua faz dela uma ótima música. Na sequência vem “The Sceptre”, diminuindo o ritmo um pouco e contando uma história sobre uma guerra entre duas rainhas, a vermelha e a negra. Com um início denso e um solo prolífico que faz da música uma experiência única, é construída entre a parte mais densa e pesada e um refrão com uma pegada mais sombria. “Zodiac City” é sobre a famosa história do assassino do zodíaco, e conta com os vocais do frontman do Wolf, Niklas “Viper” Stålvind. Com uma introdução falada, o petardo explode num refrão maldoso e é banhado num solo espirituoso, de novo lembrando Black Sabbath e dessa vez também o Candlemass em seu início. Por fim vem a melhor música do álbum, na minha opinião, “The Whispering”. Aliás, essa é uma das melhores baladas que eu ouvi nos últimos anos; possui um belo arranjo de cordas feito por Carl Westholm (Avatarium) e uma leve e memorável linha de violão tocada por Marcus Jidell (Avatarium, Ex-Evergrey e Royal Hunt). Essa música é exatamente o motivo pelo qual Leif Edling é um gênio: “The Whispering” é uma canção simples, mas os pequenos detalhes e a paixão colocados na música são o que a tornam uma obra de arte.

De acordo com o próprio Leif, Never Machine Demo EP é “metal das catacumbas, do jeito que deve ser”, e ele não poderia estar mais correto. O EP é uma jornada pessoal e uma jóia musical, e isso é só um pedaço do que esta por vir. Se essas quatro músicas são exemplos do que podemos esperar no trabalho final, pode ter certeza que vamos ver uma aula de Doom Metal e um trabalho extremamente passional. Leif Edling é, de fato, o Doomfather. Bravo.






 Por Bruno Medeiros
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...