Sepultura - "Beneath The Remains" (1989)



O que poderia acontecer quando no início da década de 80, quatro garotos com em média 15 anos de idade, após ouvir alguns álbuns de bandas como Venom, Possessed e Celtic Frost, resolvem montar uma banda de Heavy Metal no estado de Minas Gerais?

Somamos a essa situação, o fato de que cada um desses meninos, estavam ainda aprendendo a tocar os seus respectivos instrumentos e o Brasil nessa época, era muito longe de ser um grande revelador de bandas. É claro que isso não podeira dar certo de maneira nenhuma correto? Errado! Em alguns anos, esses garotos gravariam álbuns que se tornariam clássicos absolutos, influenciariam um número exorbitante de grupos e se transformariam na maior banda brasileira de todos os tempos...

Mas como isso aconteceu?

Max e Iggor sempre tiveram um grande apreço pelo Heavy/Rock e bandas como Motorhead, Black Sabbath e Judas Priest eram a sua paixão. Tudo mudou quando vieram a São Paulo e escutaram pela primeira vez em uma loja de LP's, a sonoridade do Venom. Pouco tempo depois, descobriram o Hellhammer, Possessed e outros nomes que despontavam na cena executando o Metal de uma maneira mais crua e agressiva. 

Foi amor a primeira vista e em 1985, já com algumas composições próprias, são contratados pela Cogumelo Records e lançam o lendário EP "Bestial Devastation". Não demorou muito e o debut denominado "Morbid Visions" foi gravado, mas apesar do reconhecimento, o grupo só foi amadurecer musicalmente com a entrada do guitarrista Andreas Kisser e o surgimento do segundo trabalho de estúdio, "Schizophrenia" (1987).

Nesta época, o Death/Black Metal executado de maneira rústica começava a ser substituído por um Death/Thrash mais trabalhado e o disco teve uma boa repercussão internacional. Quando as composições que integrariam o próximo registro da banda, começaram a ser concebidas, Max resolve arriscar tudo e com a cara e a coragem, viaja para os EUA e passa uma semana inteira negociando com o selo Roadrunner.

A gravadora sem nem ao menos ter assistido o Sepultura ao vivo, resolve apostar no potencial dos brasileiros e além de lançar "Schizophrenia" nos Estados Unidos e Europa, cedeu um orçamento de U$8.000 para a gravação do próximo trabalho e além disso, também disponibilizou o produtor Scott Burns (Obituary, Death e Morbid Angel) como responsável pelas gravações.



Com esse orçamento, o grupo só poderia gravar a noite, então todos dormiam durante o dia e após a meia noite iniciavam as gravações, que duravam toda a madrugada e iam até as 7 da manhã. Mesmo agindo dessa maneira, acabaram dobrando os gastos cedidos pela gravadora e no dia 7 de abril de 1989, "Beaneath The Remains" era lançado.

Pode-se afirmar que este é o disco que introduz realmente a banda no cenário mundial. Se o trabalho anterior dava boas mostras de uma evolução musical, é este que estabelece o Sepultura como um nome forte e relevante para a cena. Em comparação a "Schizophrenia", as composições além de mais técnicas, trabalhadas e melhor construídas, ainda contam com uma produção lapidada, mas que em momento algum deixa de lado o peso e a agressividade da banda.

De forma geral, os músicos demonstram um enorme amadurecimento e as performances individuais começaram a ser um grande diferencial, as composições são repletas de mudanças de andamento, viradas e além disso, muitas variações rítmicas são percebidas durante as 9 faixas que compõe o registro.

"Inner Self" e a faixa título, "Beneath The Remains", se transformaram em clássicos do Thrash Metal mundial e como um todo, o disco traz momentos antológicos. "Mass Hypnosis", "Stornger Than Hate" e "Slaves Of Pain" são algumas das preferidas dos fãs, porém ainda destaco a faixa de encerramento, "Primitive Future", como uma das mais marcantes do trabalho.

Ao fazer a audição do álbum, ficava claro que as canções não eram inovadoras e nem seriam o foco de nenhuma mudança acentuada no cenário da música pesada da época, mas também ficava evidente que não se tratava de um trabalho qualquer. A primeira demonstração disso veio em forma de números, já que "Beneath The Remains" foi uma prova contundente de que a Roadrunner poderia lucrar e muito com a banda.

Quando saíram em turnê, tiveram a oportunidade de fazer uma sequência de apresentações ao lado do Sodom na Europa. Tais apresentações foram marcadas por diversos desentendimentos entre membros do Sepultura e a equipe do Sodom, já que Max percebendo a mania de limpeza do empresário dos alemães, simplesmente resolveu não tomar um banho sequer durante toda a turnê, despertando a ira do manager e rendendo histórias homéricas, contadas com maiores detalhes na biografia de Max entitulada de "My Bloody Roots: Toda a Verdade Sobre a Maior Lenda do Heavy Metal Brasileiro.

O terceiro álbum de estúdio do Sepultura é sem dúvida alguma, um dos maiores discos gravados por uma banda brasileira em todos os tempos e mais do que isso, é o registro que abriu o mercado internacional para que outros grupos pudessem se tornar populares fora do Brasil. Uma obra essencial para o estilo e parte de um legado que jamais será esquecido.

Antológico!





Integrantes:

Max Cavalera (vocal e guitarra)
Iggor Cavalera (bateria)
Andreas Kisser (guitarra)
Paulo Júnior (baixo)

Faixas:

1. Beneath the Remains
2. Inner Self
3. Stronger Than Hate
4. Mass Hypnosis
5. Sarcastic Existence
6. Slaves of Pain
7. Lobotomy
8. Hungry
9. Primitive Future


por Fabio Reis
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...