Silver Mountain - Shakin' Brains (1983)



Voltando 37 anos no tempo nascia, na Suécia, mais uma bandaça que ao lado de nomes como: Yngwie Malmsteen e Europe ajudaram a disseminar o Heavy Metal nas terras gélidas e obscuras da Escandinávia.

Em 1979 a banda lança o primeiro registro, um single intitulado de "Man Of No Present Existence" e a partir daí, as coisas iriam fluir naturalmente, com o tempo, até a banda alcançar o lançamento do primeiro Full-Length.

"Shakin' Brains" não poderia ter saído de estúdio melhor do que saiu. Com nomes como: Anders Johansson e Jens Johansson, a coisa não poderia ser outra! O grupo oriundo da cidade de Malmö mostra-se bastante competente e afiado na proposta musical a qual se submete!

Na primeira faixa, o pessoal já mostra para que veio. "1789" despeja na face do ouvinte riffs bastante empolgates e galopantes. Rápida e simples é a típica faixa de Heavy Metal Tradicional a qual todos amam.

"Aftermath" dá sequência ao que foi apresentado na primeira faixa. Um Heavy Metal direto e sem firulas. Linhas de guitarra impecáveis se destacam durante toda a trajetória da música, porém com uma pequena pegada que nos remete ao que viria a ser chamado de Neoclassical Metal e um solo de órgão no melhor estilo Deep Purple.

A terceira faixa intitulada de "Always" vem com uma pegada um pouco mais calma, porém com ótimas idéias e incursões de teclados bem característicos do estilo Neoclassical Metal. Essa faixa é bem a cara de um Yngwie Malmsteen. O solo de guitarra na parte final da música compensa os teclados utilizados.

"Necrosexual Killer" dita novamente o rumo desenfreado do bom e velho metal com bateria rápida e guitarras afiadas. Uma boa faixa de heavy metal!

"Destruction Song" segue bem a linha de um Deep Purple com aquela velha e boa forma de incorporar o som de órgão a composição. Mais uma faixa que só vem a somar no registro. Para quem é realmente apreciador de um Hard/Heavy executado como nos anos 70, essa faixa é um prato cheio!

"Vikings" é a sexta faixa do disco e também a primeira faixa do Lado B do vinil. Possui uma pegada mais simples e direta em quase toda a sua tragetória. Porém, o Jens Johansson parece não querer passar uma faixa inteira sem dar o seu "ar da graça" e na parte final da música mete suas incursões tecladianas para todos os lados.

"Looking For You" é uma faixa tipicamente anos 70 de hard/heavy com Jens Johansson se sobressaindo durante toda a composição com suas incurssões de orgão. Porém, existe um solo de guitarra que ocupa todo o minuto final da canção executado pelo sr. Jonas Hansson, o qual se faz totalmente desnecessário.

"Spring Maiden" é uma das canções mais rápidas e cortantes do disco, realmente uma pérola a qual merece ser apreciada no volume máximo!

"King Of The Sea" é o tipo de música que começa calma e vai ganhando peso ao longo do tempo. Realmente uma canção a qual tem sua qualidade. Para quem gosta de um som com uma pegada meio que progressiva em sua trajetória, esta é um prato cheio.

E para fechar o disco com chave de ouro, temos a ótima e empolgante "Keep On Keepin' On". Uma ótima canção que encerra um ótimo disco.

Este é um registro que irá agradar desde fãs tanto de Hard Rock quanto de Heavy Metal Tradicional. Tudo soa perfeitamente bem. Tudo se encaixa. Disco essencial na prateleira de qualquer amante da boa, velha e tradicional escola do Heavy Metal!





Integrantes:

Jonas Hansson: Guitarras e Vocais
Jens Johansson: Teclados
Anders Johansson:Bateria
Per Stadin: Baixo

Faixas:

1. 1789
2. Aftermath
3. Always
4. Necrosexual Killer
5. Destruction Song
6. Vikings
7. Looking For You
8. Spring Maiden
9. King Of The Sea
10. Keep On Keepin' On


por Roberto Medeiros
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...