Savatage - "Edge Of Thorns" (1993)



A primeira observação a se fazer deste trabalho, é que trata-se de um disco de extremos e de certa forma, divide a trajetória do Savatage em antes e depois de seu lançamento. 

Após sete discos de estúdio que contavam com a voz poderosa de Jon Oliva, o músico resolveu se afastar da banda, participando apenas do processo de composição e gravando os teclados de "Edge Of Thorns". O motivo? Simples! Jon acreditava que a banda não era tocada nas rádios por consequência de seus vocais rasgados e agressivos, além disso, a sequência de turnês vinha debilitando suas performances e no início dos anos 90, a voz do cantor estava nitidamente comprometida.

Após assistir a uma apresentação da banda Wicked Witch, Dan Campbell indicou e posteriormente apresentou Zak Stevens ao guitarrista Criss Oliva e ao produtor Paul O'Neil. O cantor caiu nas graças de ambos, apresentando uma técnica vocal excepcional e um timbre extremamente potente. Como precisavam com urgência de um novo vocalista, Zak foi imediatamente convidado a integrar o Savatage e sem perder tempo, se reúnem para trabalhar na criação do que viria a ser o oitavo registro da banda. 

Em 6 de Abril de 1993, "Edge Of Thorns" chegava as lojas de todo o mundo, impressionando a todos por conter uma musicalidade forte e um tanto diferente do que a banda havia mostrado até então. O disco surpreendeu de forma positiva e logo conquistou uma vasta gama de apreciadores.

A música do grupo havia mudado e evoluído; ao mesmo tempo em que algumas canções soavam mais acessíveis, em outras, o que se ouvia era a velha e conhecida musicalidade impactante que marcou todos os trabalhos anteriores. A cisma de Jon Oliva parecia se confirmar, já que sem a agressividade imposta por seu estilo de cantar e com a suavidade de Zak, finalmente o Savatage passou a ser tocado nas rádios dos Estados Unidos.



O álbum traz performances individuais arrasadoras de todos os integrantes e canções como a faixa título "Edge Of Thorns", "He Carves His Stone", "Lights Out", "Follow Me", "All That I Bleed", "Damien" e "Miles Away", conquistam de imediato e expõe um padrão altíssimo de qualidade. O trabalho estava fadado a marcar uma verdadeira guinada na trajetória do grupo, sendo de longe o mais maduro e repleto de canções com potencial para se tornarem hits radiofônicos. 

Chega a ser irônico fazer a audição deste álbum e constatar a performance fantástica de Criss Oliva. É claro que em todos os outros discos, o guitarrista sempre se destacou, mas em "Edge Of Thorns", o músico nos presenteia com uma exibição simplesmente mágica. Nas 13 composições do registro, temos um verdadeiro show de riffs, linhas e solos e a sensação que fica, é que de certa forma, o músico sabia que esta seria a sua despedida e nos brindou com o melhor que ele tinha a oferecer.

Na época, o trabalho vendeu muito bem, alavancou a carreira da banda e suas músicas foram tocadas como nunca. O clima era extremamente favorável, tinham acabado de realizar uma turnê pelos Estados Unidos e se preparavam para uma outra, tudo conspirava a favor do Savatage, menos o destino...

Ao voltar de um show com sua esposa no dia 17 de outubro de 1993, Criss Oliva sofre um acidente de carro, onde um caminhão que trafegava na contramão colide com o carro do jovem guitarrista. Criss morreu instantaneamente e sua esposa ficou gravemente ferida, o músico tinha apenas 30 anos de idade e nos deixou como legado, uma coleção de incríveis canções.

"Edge Of Thorns" é um dos grandes álbuns lançados nos anos 90 e um dos melhores do Savatage. Marca a entrada de Zak Stevens na banda e também é o último registro que conta com o talento e genialidade de Criss Oliva. Um disco sem ressalvas, que além de dar nota 10, está presente na minha lista pessoal de maiores registros de Metal de todos os tempos. 
Obrigatório!





Integrantes:

Zachary Stevens (vocal)
Criss Oliva (guitarra)
Johnny Lee Middleton (baixo)
Steve Wacholz (bateria)
Jon Oliva (teclados)

Faixas:

01. Edge Of Thorns
02. He Carves His Stone
03. Lights Out
04. Skraggy’s Tomb
05. Labyrinths
06. Follow Me
07. Exit Music
08. Degrees Of Sanity
09. Conversation Piece
10. All That I Bleed
11. Damien
12. Miles Away
13. Sleep


por Fabio Reis


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...