Pantera - "Cowboys From Hell" (1990)



Para quem conheceu o Pantera na década de 90, de certa forma é estranho saber que o grupo foi formado no início dos anos 80 e lançou alguns discos voltados ao Glam Rock/Hard Rock antes do soberbo e definitivo "Cowboys From Hell". 

Como a história é imutável, vamos a ela, em 1981, na cidade de Arlington, no estado do Texas, os irmãos Abott; Vinnie Paul e Diamond Darrel, se juntaram a Rex Brown e Terry Glaze para formar o Pantera. Com essa formação e uma sonoridade amena,  lançaram três discos de estúdio que não renderam muito prestígio ao quarteto. Os álbuns eram "Metal Magic" (1983), "Projects In The Jungle" (1984) e "I Am The Night" (1985).

A guinada na trajetória da banda aconteceu quando o vocalista Terry Glaze resolve não assinar um contrato com uma gravadora pertencente a Gene Simmons (Kiss) e é prontamente demitido. Para seu lugar, foi chamado o jovem Philip Hansen Anselmo, do grupo Razor White. 

Com Anselmo, a proposta de tocar canções mais pesadas começa a aparecer e no primeiro registro gravado com o vocalista, "Power Metal" (1988), utilizam algumas canções compostas na época de Glaze e também outras da antiga banda de Phil. O resultado é um trabalho mais encorpado e com uma sonoridade mais forte, porém nada comparado ao que estaria por vir.

Devido as energéticas apresentações da banda, um manager da ATC foi conferir a performance do grupo e impressionado com o que viu, propôs um contrato ao Pantera. Em 1989, assinam com a ATC e começam a trabalhar nas composições que fariam parte do próximo álbum de estúdio.



No dia 24 de Julho de 1990, chegava as lojas o registro que mudaria o rumo da carreira da banda e daria início a uma sequência incrível de álbuns bem sucedidos. "Cowboys From Hell" apresentava uma sonoridade totalmente diferente do praticado anteriormente, com riffs estonteantes e um peso avassalador. As faixas são nitidamente influenciadas pelo Thrash Metal, porém como um todo, o disco ainda apresenta muitas características do Heavy Metal mais tradicional. 

O vocal de Phil é outro destaque latente, com alternâncias incríveis entre um estilo mais agressivo e outro mais clássico e técnico. Diversas canções se beneficiam da diversidade vocal e instrumental do grupo e muitas delas, fizeram um sucesso estrondoso, elevando o disco a condição de obra prima e consolidando o Pantera como uma das mais promissoras bandas da época.

"Psycho Hollyday", "Primal Concrete Sledge", "Domination", "Cemetery Gates" e a faixa título "Cowboys From Hell", são algumas das que se tornaram canções clássicas, porém o álbum é inteiramente ótimo e outros momentos são igualmente fabulosos. "Heresy", "Shattered", "The Art Of Shredding" e a balada "The Sleep", são algumas outras que demonstram o enorme poder de fogo do quarteto e comprovam que o disco estaria fadado a resistir ao teste do tempo.

O Pantera com o lançamento deste trabalho, se tornou mundialmente conhecido e foi inserido no almejado mainstream. Para muitos, "Cowboys From Hell" é uma espécie de reboot na carreira do grupo, já que a partir dele, mudam drasticamente a sua proposta, deixando de lado a musicalidade mais amena dos primórdios e investindo em sons cada vez mais pesados e caóticos.

A turnê de divulgação do disco foi um sucesso e através dela, tocaram em diversos festivais grandes e renomados, ao lado de bandas consagradas do Rock/Metal. Um vídeo oficial foi feito no Monsters Of Rock Moscow, onde dividiram o palco com nada menos que Metallica e AC/DC, protagonizando um dos mais emblemáticos casts de todos os tempos, tocando na Russia logo após a queda da cortina de ferro.

Disco absolutamente obrigatório!





Integrantes:

Vinnie Paul (bateria)
Phil Anselmo (vocal)
Dimebag Darrell (guitarra)
Rex Brown (baixo)

Faixas:

01. Cowboys From Hell
02. Primal Concrete Sledge
03. Psycho Holiday
04. Heresy
05. Cemetery Gates
06. Domination
07. Shattered
08. Clash With Reality
09. Medicine Man
10. Message In Blood
11. The Sleep
12. The Art Of Shredding


por Fabio Reis
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...