Clássicos: Black Sabbath - "Heaven And Hell" (1980)


Ouvir "Heaven And Hell" hoje e dizer que se trata de um clássico supremo da música pesada pode soar redundante, porém quando o álbum foi concebido, acreditem se quiser, a história não era bem essa e o disco estava fadado ao fracasso.

Alguns motivos são os responsáveis por essa afirmação e os principais deles podem ser listados facilmente. Ozzy acabava de ser demitido por que os demais integrantes não conseguiam lidar mais com seus vícios, Bill Ward estava igualmente imerso nas drogas, Geezer Butler deixava o grupo por conta de seu divórcio e o Black Sabbath estava aparentemente se desintegrando.

Para ocupar o posto de Ozzy, o ex-Rainbow Ronnie James Dio foi chamado, porém sua forma de cantar e sua voz potente era o oposto do estilo do "madman", deixando os fãs desconfiados e temerosos, já que o o grupo vinha de dois trabalhos considerados fracos e muito abaixo dos primeiros registros clássicos da banda.


Geoff Nicholls (ex-Quartz) assumiu a posição de baixista, porém Geezer voltou em meio as gravações e Geoff acabou se tornando o tecladista oficial do grupo pelos próximos 23 anos. Apesar de nunca aparecer nas fotos promocionais e não ocupar um lugar de destaque no palco, ele sempre esteve lá.

Todas as faixas de "Heaven And Hell" foram compostas por Tony Iommi e o estreante Ronnie James Dio, que também escreveu todas as letras do álbum. A influência do baixinho foi seminal para que o disco emplacasse e por conta de seu estilo mais clássico, o Black Sabbath acabou fugindo da musicalidade mais densa e sombria, investindo em composições mais diretas e melodiosas, indo de encontro ao que as bandas britânicas começavam a apresentar com a NWOBHM.

O disco como um todo é magnífico, a produção de Martin Birch é brilhante e com este registro, o Black Sabbath arrebatou uma nova legião de fãs, se reinventando e ressurgindo das cinzas, provando a todos os incrédulos que ainda podia ser relevante. Apesar de "Heaven And Hell" ser detentor de oito faixas primorosas, não há como deixar de destacar os mega clássicos "Neon Knights", "Children Of The Sea" e a faixa título.  Particularmente, "Die Young" e "Lonely Is The World", considero tão boas quanto as três mais aclamadas e certamente, ambas possuem lugar garantido no meu hall de melhores canções do grupo.


Uma curiosidade interessante a respeito desta época, é que a banda angariou fãs tão jovens, que nem sequer chegaram a conhecer os discos lançados em seus primórdios. O Sabbath foi simplesmente associado as bandas da NWOBHM e chegou até mesmo a relançar "Paranoid" (1970), fazendo com que o trabalho fizesse sucesso novamente e chagasse na 14ª posição no ranking da Billboard.

Na turnê de divulgação, Bill Ward não foi capaz de vencer as drogas e assim como Ozzy, foi substituído. Para o seu lugar, entra Vinny Appice e esta formação foi a responsável por gravar o excelente "The Mob Rules" um ano mais tarde, o último de inéditas na década de 80 que contaria com o talento do mestre Dio nos vocais.

Em 1982, o baixinho deixava o Black Sabbath para formar sua banda solo. O primeiro álbum lançado? Um tal "Holy Diver"... Conhecem?



Integrantes:

Ronnie James Dio (vocal)
Tony Iommi (guitarra)
Geezer Butler (baixo)
Bill Ward (bateria)
Geoff Nicholls (teclados)

Faixas:

 1. Neon Knights
 2. Children Of The Sea
 3. Lady Evil
 4. Heaven And Hell
 5. Wishing Well
 6. Die Young
 7. Walk Away
 8. Lonely Is The Word

por Fabio Reis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...