Iron Maiden: os 33 anos de Piece Of Mind (1983)


Após o sucesso absoluto de “The Number Of The Beast” e o recrutamento de Nicko McBrain para o grupo, a ‘Donzela de Ferro’ rumou para as Bahamas onde se iniciou o processo de gravação do seu próximo trabalho de estúdio e em 16 de Março de 1983 era lançado o disco “Piece Of Mind”. 

No quarto disco de estúdio inegavelmente podemos notar o quanto a banda apresenta uma grande evolução comparando com os álbuns anteriores, Steve Harris contou com a contribuição de Adrian e Bruce para as composições, mas Harris estava crescendo como compositor e escreveu sozinho grande parte das canções, como a faixa de abertura “Where Eagles Dare”, “Quest For Fire”, a clássica “The Trooper” e a faixa de encerramento do disco “To Tame a Land”. 

Após iniciar o disco com a empolgante “Where Eagles Dare”, segue-se com “Revelations” e em seguida a favorita do grupo: “Flight Of Icarus”, que através da adaptação feita por Dickinson conta a história mítica de Ícaro, que construiu uma prisão para capturar um Minotauro, como medida de saída, Ícaro construiu também asas de cera para sair da prisão e sem seguir os conselhos de seu pai sobre voar, ele voa em uma altitude sem limites fazendo com que o sol derretesse suas asas e fazendo com que Ícaro despencasse até a morte. 

Seguida de “Die With Your Boots On” inicia-se a clássica “The Trooper”, além de ser escolhida como principal single do disco, a canção imortalizada pelos fãs da Donzela, The Trooper tornou-se um hino absoluto da banda. A canção possui referência á guerra de Crimeia (1853-1856), que envolvia o Império Czarista Russo contra alianças entre franceses, ingleses e o Império Otomano e o Reino da Sardenha. 

A capa do single conta com o trabalho de Derek Rigg, que traz o mascote Eddie segurando uma bandeira esfarrapada da Grã Betanha e como a canção retrata a visão de um soldado inglês desde então Bruce se veste com um simbólico uniforme militar da época portando também uma bandeira britânica em todas as apresentações do grupo. 


O disco segue com as impecáveis “Still Life”, “Quest For Fire”, “Sun And Steel” e encerra com a modernosa “To Tame a Land”, inspirada no romance de Frank Hebert. Na verdade a canção viria a se chamar “Dune” mas a banda não conseguiu os direitos autorais, porém conseguiu relatar toda a história dentro da canção sem ter que pagar um centavo por isso.

Piece Of Mind é mais que um simples disco, é literalmente uma obra prima, que inclui de riffs magníficos á canções marcantes e cheias de histórias. Sendo assim, podemos considerar “Piece Of Mind” clássico mundial absoluto e não deixou nada a dever ao antecessor “The Number Of The Beast”.




Faixas: 

1. Where Eagles Dare
2. Revelations
3. Flight Of Icarus
4. Die With Your Boots On
5. The Trooper
6. Still Life
7. Quest For Fire
8. Sun And Steel
9. To Tame a Land



Integrantes: 


- Steve Harris (Baixo/Voz)
- Dave Murray (Guitarra)
- Adrian Smith ( Guitarra/Voz)
- Bruce Dickinson (Voz)
- Nicko McBrian (Bateria)




por Rafaela Souza
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...