Helloween - "Master Of The Rings" (1994)



O Helloween surgiu na saudosa década de 80 com um estilo diferenciado de se fazer Metal, cresceu e se tornou rapidamente uma banda relevante para a cena com a chegada dos clássicos "Keeper Of The Seven Keys Part I" (1987) e "Keeper Of The Seven Keys Part II" (1988). Da mesma forma que a ascensão foi meteórica, o grupo não demorou a se complicar perante seus fãs quando o incompreendido "Pink Bubbles Go Ape" (1991) foi apresentado. Nele, não possuíam mais a genialidade de Kai  Hansen, que havia abandonado o barco para formar o Gamma Ray e o disco foi motivo de taxações e críticas perante a mídia especializada.

A situação iria somente piorar nos próximos anos e os passos seguintes seriam definitivos para dar uma guinada em sentido inverso na trajetória da banda. Os músicos estavam deslumbrados por estarem em uma gravadora major, a poderosa EMI, e resolveram apostar em um álbum que fugia totalmente dos padrões ao qual o Helloween estava acostumado. "Chamaleon" (1993) trazia uma musicalidade amena, sem peso algum e composições que se aventuravam por diversos estilos musicais fora do Metal.

Os fãs detestaram, a banda entrou em crise, o até então insubstituível vocalista Michael Kiske foi demitido após brigar com Michael Weikath e o baterista Ingo Schwichtenberg, demonstrava sinais de que perderia a batalha contra as drogas e problemas crônicos de saúde, sendo também afastado e posteriormente, cometendo suicídio. Todos os indícios apontavam que era o fim do grupo, mas...

Michael Weikath resolveu juntar os cacos e procurar por músicos que poderiam substituir Kiske e Schwichtenberg. Para os vocais, foi recrutado o talentoso cantor e compositor do Pink Cream 69, Andi Deris e para assumir as baquetas, retiram Uli Kusch do Gamma Ray. Era tudo ou nada para a banda e ao contrário do que se pode imaginar, entram em estúdio num clima de total descontração, registrando as composições de seu próximo registro no tempo recorde de apenas 3 meses.



No dia 8 de julho de 1994, "Master Of The Rings" era lançado, marcando oficialmente o renascimento do Helloween para o Power Metal e, mais do que isso, mostrando uma banda totalmente renovada, apostando em novos elementos e novamente detentora de uma sonoridade forte e marcante.

Metade das composições do disco são creditadas a Michael Weikath, porém Roland Grapow também trouxe algumas idéias que foram aproveitadas, o recém chegado Andi Deris também contribuiu e deu seu toque pessoal ao álbum, demonstrando que jamais seria um mero coadjuvante. Muito longe das experimentações feitas anteriormente, o grupo foca no que de melhor sabe fazer e sendo assim, faixas impecáveis como "Sole Survivor", "Where The Rain Grows", "Still We Go", "Mr. Ego (Take Me Down)" e "Secret Alibi", trazem a essência do velho Helloween de volta.

O registro ainda conta com algumas canções voltadas ao Hard Rock, estilo este que Andi Deris se sentia extremamente a vontade para interpretar. O resultado dessa aposta é conferido em músicas do porte de "Perfect Gentleman", "Why" e a bela balada "In The Middle Of A Heartbeat". 

O instrumental é um dos pontos altos do trabalho, com performances individuais arrebatadoras. O trabalho de guitarras executado pelos exímios Roland Grapow e Michael Weikath, é um espetáculo à parte, com diversos solos em dueto repetindo os melhores momentos do passado da banda e a parte rítmica, composta pelos monstruosos Markus Grosskopf e Uli Kusch, mostrou-se extremamente técnica e com precisão cirúrgica em alguns momentos.

"Master Of The Rings" foi recebido de forma surpreendente pelos fãs e também pela crítica, marcando assim o início de uma sequência primorosa de ótimos trabalhos. Se Andi Deris não possuía a técnica incontestável de Michael Kiske, o músico ganhava o público com seu carisma e performances extremamente energéticas. Mesmo com diversas reclamações a respeito de suas interpretações de antigos clássicos, o Helloween conseguiu provar que seu material atual era muito bom e certamente, sobreviveria ao teste do tempo.

Três vídeo clipes foram gravados para o álbum, "Where The Rain Grows", "Mr. Ego (Take Me Down)" e "Perfect Gentleman", sendo que estas também foram as faixas escolhidas como singles, acrescentando apenas "Sole Survivor" a trinca. A turnê de divulgação do disco, a "Master Of The Rings Tour", durou de 94 à 95 e passou por diversos países que a banda ainda não havia visitado.

Após esta verdadeira retomada na carreira, o grupo seguiu lançando obras do mais alto nível, sendo que seus sucessores, "The Time Of The Oath" (1996) e "Better Than Raw" (1998), mantiveram o Helloween no auge e apresentaram mais uma coleção invejável de clássicos para o gênero.

Obra impecável e obrigatória!





Integrantes:

Andi Deris (vocal)
Michael Weikath (guitarra)
Roland Grapow (guitarra)
Markus Grosskopf (baixo)
Uli Kusch (bateria)

Faixas:

1. Irritation
2. Sole Survivor
3. Where The Rain Grows
4. Why?
5. Mr. Ego (Take Me Down)
6. Perfect Gentleman
7. The Game Is On 
8. Secret Alibi
9. Take Me Home
10. In The Middle Of A Heartbeat
11. Still We Go



por Fabio Reis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...