Xentrix - “Shattered Existence” (1989)



Os ingleses do Xentrix dão uma aula de como fazer Thrash Metal da melhor qualidade nesse registro clássico, para quem conhece a cena Thrash britânica, sabe como esse álbum é ainda hoje um dos melhores já feitos na terra da rainha.

“Shattered Existence”, o primeiro trabalho de estúdio da banda, obteve boas criticas na imprensa especializada na época de seu lançamento e não poderia ser diferente, a qualidade apresentada é evidente, não devendo em nada para o que era feito na cena local ou mesmo em locais como Alemanha e Estados Unidos, onde a exposição era bem maior.

Impressiona a simetria que os músicos demonstram, funcionando com extremo entrosamento, um não anulando o outro, mas se encaixando como peças de quebra-cabeças ou partes de uma mesma engrenagem. O trabalho nas baquetas ficou a cargo de Dennis Gasser que juntamente com o baixo de Paul "Macka", formaram uma das melhores cozinhas do segmento. O andamento das musicas é muito bem orquestrado pelos músicos e na sétima faixa, “Reasons For Destruction”, fica bem ilustrado o que são capazes de fazer.

Nas guitarras, Kristian "Stan" despeja em nossos ouvidos uma avalanche de riffs rápidos e certeiros, além de solos técnicos muito bem executados e a frente da banda, se encontra Chris Astley, vocalista e também responsável pela guitarra rítmica do grupo. Nas partes vocais, consegue obter uma boa performance, usando de um vocal limpo que entra em perfeita harmonia com a parte instrumental desenvolvida.

Os grandes destaques ficam por conta da já mencionada “Reasons For Destruction” e pela última faixa, “Heaven Cent”, somente essas duas composições já valem todo o tempo investido na audição, mas o disco é ótimo por inteiro.

Depois de anunciar o fim da banda em 1997, retomaram as atividades em 2013 e desta forma, reavivaram a esperança dos fãs, fortalecendo as expectativas de irem a estúdio depois de quase duas décadas. Enquanto isso não acontece, é sempre bom relembrar o que de bom foi produzido pelos garotos de Lancashire.




Integrantes:

Chris Astley- (vocal e guitarra)
Kristian "Stan" Havard- (guitarra e vocal de apoio)
Paul "Macka" MacKenzie- (baixo e vocal de apoio)
Dennis Gasser- (bateria e vocal de apoio) 

Faixas:

1 - No Compromise
2 - Balance of Power
3 - Crimes
4 - Back in the Real World
5 - Dark Enemy
6 - Bad Blood
7 - Reasons for Destruction
8 - Position of Security
9 - Heaven Cent

por Vitor Hugo Quatroque

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...