Cryptopsy – None So Vile (1996)



Existem álbuns que simplesmente são referencia dentro do gênero que estão incluídos, seja por pioneirismo, seja pela inovação, técnica ou ainda por ser pura e simplesmente ótimos registros. 

Os canadenses do Cryptosy em seu segundo registro de estúdio, dão um bom exemplo de como 8 faixas podem se tornar um verdadeiro sinônimo de como o Brutal Death Metal deve soar.

Depois de uma mudança significativa no line up, com as saídas do guitarrista Steve Thibault e do baixista Martin Fergusson, a banda passa a ser um quarteto, já que a saída de Martin foi reposta com a entrada do talentoso Éric Langlois.

A difícil tarefa da banda era, com a chegada dos novos membros e o ainda pouco entrosamento entre os músicos, fazer um trabalho à altura de “Blasphemy Made Flesh”, debut lançado em 1994, apenas 2 anos antes.



Se o desafio era enorme, a resposta do grupo não podia ser melhor, “None So Vile” virou um marco do estilo e quase uma unanimidade entre os fãs, praticamente impossível encontrar alguém que goste do Cryptosy, mas não goste desse disco.

A primeira faixa apresenta um retrato perfeito da destruição que está por vir, uma ode a insanidade, brilhante mistura de riffs, andamentos descontínuos, bateria variando rápidos momentos de calmaria com uma frenética “metralhadora” e a tudo isso, some o trabalho vocal de Lord Worm, que beira a perfeição e é um destaque latente. 

Nessa receita, merece destaque o baixo de Éric Langlois, as linhas se destacam mesmo na atmosfera de caos que a banda propõe, ótima primeira impressão na nova banda. 

Essa receita vencedora é repetida nas demais músicas e todas são acima da média, mas uma em especial, precisa ser mencionada de maneira individual, a fantástica “Phobophile”.

A sexta faixa é a que escolho para ser o grande destaque, com uma introdução linda de piano e o baixo se misturando com as notas do inusitado instrumento clássico, traz um clima bem diferenciado na proposta central do disco e por isso, acabou se tornando o hino da banda.

Se você já conhece, aqui uma oportunidade de relembrar este clássico eterno e se não conhece, mas é fã de Death Metal, não perca tempo e descubra por si próprio o porquê de “None So Vile” ser um disco tão cultuado na cena underground.





Integrantes:

Lord Worm (vocal)
Flo Mounier (bateria, vocal de apoio)
Éric Langlois (baixo)
Jon Levasseur (guitarra)
Steve Thibault (vocais de apoio)
Eric Fiset (vocais de apoio)

Faixas:

1 - "Crown of Horns" 
2 - "Slit Your Guts"   
3 - "Graves of the Fathers"   
4 - "Dead and Dripping"   
5 - "Benedictine Convulsions"   
6 - "Phobophile"   
7 - "Lichmistress"   
8 - "Orgiastic Disembowelment" 


por Vitor Hugo Quatroque


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...