Grind Madness At The BBC - The Earache Peel Sessions (2009)


Antes de comentar qualquer coisa a respeito desse registro fabuloso, sou obrigado a mencionar o nome de uma das figuras mais emblemáticas e grande responsável por tornar conhecidas diversas bandas, seu nome John Peel.
Radialista, DJ, crítico musical e jornalista, John Peel era conhecido por seu eclético gosto musical, alem de ter sido um dos primeiros DJs a tocar Reggae e Punk nas rádios britânicas.

Sua importância dentro da musica é amplamente reconhecida pois ajudou a promover bandas e artistas de diversos gêneros musicais, desde o Pop, Reggae, Indie, Rock Alternativo, Punk, Hardcore, Grindcore, Death Metal, Hip Hop, e até música eletrônica.

Em seu programa na BBC Radio 1, Peel Sessions, que esteve no ar entre os anos de 1967 a 2004, passaram mais de 4.000 artistas de todos os gêneros possíveis e imagináveis.
Tanto bandas conhecidas como obscuras, participaram do programa, AC/DC, Syd Barrett, Bauhaus, David Bowie, Deep Purple, Einstürzende Neubauten, Jimi Hendrix, Joy Division, Bob Marley, The Smiths...são alguns dos diversos nomes que passaram por lá.

As bandas que eram convidadas, tocavam ao vivo no estúdio da rádio e alguns desses mini concertos foram gravados e posteriormente lançados pela gravadora Strange Fruit, levando o nome de Peel Sessions.
Peel faleceu no dia 25 de outubro de 2004, aos 65 anos, mas deixou um legado, conseguiu abrir espaço para artistas e bandas desconhecidos até então, mudando a cara sisuda da programação das rádios da época.

Bom, após feita a devida apresentação de John Peel, vamos ao álbum.
A Busca incessante de um cara despretensioso chamado John Peel levou-o para lugares onde nenhum DJ ousou pisar.
Na metade da década de 80, sua jornada quixotesca levou-o a descobrir uma onda emergente de novas bandas britânicas que tomavam para si o Punk incondicional e o metal extremo, uma sonoridade intransigente, nascia ali o chamado Grindcore.

Esse "Peel Session" evoca o reconhecimento imediato, da anti-música.
A Earache reuniu todas as sessões gravadas pelas bandas, tais gravações resultaram nessa compilação de 118 faixas (?!!?), são três CDs que fazem uma captura seminal, de bandas conhecidas e outras nem tanto, registrados durante os anos de 1987-1990.


Já aviso de antemão que a sonoridade não é para qualquer um, pois esse registro é, sem dúvida, altamente indicado para os fanáticos por musica barulhenta, ou para quem procura uma introdução nos primórdios do estilo.

Marcam presença nesse registro, Napalm Death, Extreme Noise Terror, Carcass, Bolt Thrower, Godflesh, Unseen Terror, Heresy e Intense Degree, só pela escolha das bandas já dar para sacar o tamanho do estrago nos tímpanos.
Logo nos primeiros acordes se percebe a excelente qualidade de gravação; a intensidade, a clareza e a crueldade são trazidos à tona de uma forma absolutamente impecável e aterrorizante.


Em resumo, um álbum essencial e obrigatório para qualquer fã de musica extrema, facilmente uma das melhores compilações feitas até hoje!


Escrito por Claudio Santos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...