Cretin - Stranger (2014)


A história do metal extremo, iniciou-se no final da década de 80 e se estende até meados da década de 90 sendo esse período o pico criativo para o Death Metal e Grindcore.
Gêneros basicamente formulados pelos fãs mais radicais do Punk/Hardcore e Thrash Metal, que buscavam uma sonoridade mais agressiva. 

Inspirado por este período dourado, o guitarrista/vocalista Dan Martinez e seu amigo o baixista Matt Widener formaram a banda Cretin em 1992, enquanto os dois ainda eram adolescentes, apenas em 2003, gravaram sua primeira demo, Extreme Cretanic Grindcore, no ano seguinte assinaram com a Relapse Records e lançaram um Ep, Cretanic Grind Ambush e em 2006 gravaram um Split com as bandas, Grave Robbers (Thrash Metal) e Tumorhead (Crust Punk).

Em 2006 lançaram seu primeiro full album, Freakery, registro muito bem recebido pelo publico e critica causando uma certa repercussão. 

Mas logo após o lançamento, a banda foi colocada em um hiato indefinido, o qual durou oito anos, período em que Dan Martinez, assume e torna publica a luta pela sua identidade de gênero, após terapia hormonal e Cirurgia de Redesignação Sexual, surge Marissa Martinez.

Antes que alguém fale alguma besteira sobre o assunto. 
Transtorno de Identidade de Gênero, não se trata de uma depravação sexual e muito menos uma opção, assim como a homossexualidade, não é uma escolha do indivíduo.

Após esse hiato de 8 anos, a banda retorna com seu segundo full album, 
Stranger, um grande retorno diga-se de passagem, o álbum, apresenta uma velocidade dinâmica impressionante, cheio de ferocidade e sarcasmo.

O som que a banda executa é altamente inspirado nos primórdios do Metal Extremo, Napalm Death, Autopsy, Exhumed e sobre tudo Repulsion, são influências veladas em sua sonoridade. 
Stranger é um trabalho que demonstra uma banda amadurecida operando a um nível toxico mais elevado, cuja a sonoridade soa áspera e assassina, uma homenagem pervertida os dias de glória do Grindcore e Death Metal.


Apesar de ter um repertório com 14 faixas, Stranger é um disco relativamente curto, com pouco mais de 30 minutos de duração, suas canções são diretas e sem firulas.
Algumas passagens Thrash também são perceptíveis e bem-vindas, como no meio de Knights of the Rail, com um trecho mais cadenciado, e em We Live in a Cave.

Muitas bandas que apresentam estilo similar ao Cretin sofrem de falta de criatividade se limitando apenas à velocidade e agressividade nas músicas, mas este não é o caso, no geral, o disco apresenta boas variações entre as músicas, além de evitar aquela sensação de cansaço e mesmice.

As faixas que mais chamam a atenção logo na primeira audição são It, que abre o disco, Sandwich for the Attic Angel, Mister Frye, the Janitor Guy, com Col Jones mostrando o quanto toca rápido, Freakery, Husband, com um curioso assovio, e How to Wreck Your Life in Three Days, com uma introdução bem diferente do que é apresentado no restante do disco.

Com guitarras que soam como uma motosserra, um baixo angustiante, uma bateria repleta de blast beats e um vocal gutural monstruoso, Stranger encontra o ponto de equilíbrio entre o doentio e o angustiante. Musicalmente, este é o que qualquer fã de metal extremo quer ouvir, a banda consegue demonstrar um sentido magistral em sua composições sem sacrificar a brutalidade.

É o típico registro para se ouvir estampando um estranho e sádico sorriso maligno, essencial para qualquer aficionado por Grind/Death old school.

Lineup:

Matt Widener - Baixo
Marissa Martinez - Vocal/ Guitarra
Col Jones - Bateria 
Elizabeth Schall - Guitarra

Tracklist:

01. It
02. Ghost of Teeth and Hair
03. The Beast and the Drowning Bucket
04. Knights of the Rail
05. We Live in a Cave
06. Sandwich for the Attic Angel
07. Stranger
08. Mister Frye, the Janitor Guy
09. Mary is Coming
10. Honey and Venom
11. Freakery
12. They Buried the Lunchbox
13. Husband?
14. How to Wreck Your Life in Three Days


Escrito por Claudio Santos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...