Da série: Bandas Promissoras
Dando sequência a série, venho desta vez apresentar uma banda oriunda de um país que se tornou um dos maiores berços de ótimas revelações da atualidade, a toda poderosa Suécia.
O Air Raid foi formado no ano de 2009, na cidade de Gothenburg. Tem em sua pequena, porém proveitosa carreira, o ótimo EP "Danger Ahead" e o "full lenght" "Night Of The Axe", ambos de 2012.
O grupo faz parte de uma nova safra que aposta em um Heavy Metal mais tradicional com uma sonoridade totalmente oitentista, mas investe em uma produção impecável e de certa forma moderna, fugindo um pouco do padrão escolhido por outras bandas desse segmento, que optam por usar uma gravação mais "old school".
O EP "Danger Ahead" possui 7 faixas, onde 5 constituem o conteúdo propriamente dito e 2 são "bonus tracks", tratam-se de composições de uma demo tape de 2011, que aqui receberam uma nova mixagem e masterização. Neste primeiro lançamento oficial, já percebe-se uma qualidade muito acima da média e uma nítida preocupação em produzir o melhor material possível a seus possíveis fãs e admiradores.
A ótima estréia recebeu uma recepção bem acima daquilo que foi previsto pelos músicos, muito justa pelo conteúdo satisfatório do EP, mas apenas uma prévia do que viria a seguir.
O estonteante "debut" "Night Of The Axe" é daqueles álbuns que a cada audição fica melhor, as composições são todas formidáveis e contam com muita inspiração e técnica.
Destacando as faixas do registro, começo pelas velozes e diretas "Night Of The Axe" e "Riding Out" que realmente são de tirar o fôlego, "The Lost City" e "Raiders Of Hell" possuem refrões matadores e são um verdadeiro deleite. "Highway Legion" possui ótimos "riffs" enquanto "Call Of The Warlock" e "A Blade In The Dark" são extremamente empolgantes, com bons "backing vocals" e ótimos solos. "Dying Man" é a mais cadenciada, com algumas mudanças de andamento e o melhor trabalho de guitarras do álbum.
Até o momento, o Air Raid é uma banda que beira a perfeição.
Absolutamente tudo que lançaram, possui qualidades indiscutíveis. O novo trabalho de estúdio sai no próximo mês e se chama "Point of Impact". O vocalista Michalis Rinakakis deixou a banda e com toda certeza, algumas mudanças podem ser esperadas, o que causa uma ansiosidade ainda maior. Confesso que este é um dos registros mais aguardados por mim neste fabuloso ano de 2014 e duvido bastante que vai decepcionar.
Recomendadíssimo!
Com "Selo de qualidade Mundo Metal"
Escrito por Fabio Reis