Hamferð​ - "Támsins likam" (2018)

Metal Blade Records
Mundo Metal [ Resenha ]


De tempos em tempos, me vejo ouvindo um álbum mais vezes do que o normal. É comum eu ser cativado de surpresa e aquela bagaça entrar tão fundo na minha mente que eu aperto o play sem nem pensar. “Porra, tô com tempo livre aqui. Deixa eu ouvir o novo do Molejão de novo”. 

Tá, isso não acontece com Molejão pra mim, mas os homens do mar mais viris das Ilhas Faroé (sim, Ilhas Faroé, lugar que conta com menos habitantes que o puteiro do seu bairro em dia de pagamento), mais conhecidos pela alcunha de Hamferð, entraram na minha cabeça e tomaram minhas memórias mais rápido do que quando eu vi a bunda da Paolla Oliveira pela primeira vez. O Hamferð não é exatamente uma nova banda, já que andam por aí desde 2008, mas essa é a minha primeira vez ouvindo os caras, e porra, como eu fiquei feliz em ter feito isso. Claro, esses faroeses feroeses faroés habitantes dessa porra de território são tudo menos anônimos, porém, já que seu principal membro é nada menos que Jón Aldará, do Barren Earth. O som aqui se assemelha a Swallow the Sun, Clouds e um pouco de Draconian nas partes mais lentas e mais densas.


Assim como o álbum todo ataca direto do coração e na alma, sem firulas ou demoras, não há sentido em eu ficar tecendo palavras, rasgando seda e falando dos orgasmos que cada música te proporciona separadamente, então o negócio é ir direto ao ponto: A carga emocional acerta em cheio e não existem notas fora de seus lugares aqui. Desde os primeiros segundos de "Fylgisflog", onde o mar faz sua aparição de gala, ao final majestoso com o "Vápn í anda", épico e doloroso, o álbum te mantém prendendo a respiração e hipnotizado pelas performances e passagens profundamente inspiradas. 

Esse é um dos álbuns mais emocionantes, complexos, cativantes e atmosféricos que eu ouvi recentemente, e meu segundo favorito do ano até a data da publicação dessa resenha, perdendo só pro monstruoso ‘White Horse Hill’ do Solstice. As histórias, a consistência, o instrumental e a execução de ‘Támsins likam’ são uma prova de que o Hamferð terá uma longa vida na cena do Metal. E essa maravilhosa peça de arte veio das Ilhas Faroé, de todos os lugares, o que torna a aura e a experiência geral ainda mais impressionantes. Compre, alugue, pirateie, baixe, grave uma fita, não importa: ouça isso o mais rápido possível.

Nota: 9

Formação: 

Remi Johannesen (bateria)
John Egholm (guitarra)
Theodor Kapnas (guitarra)
Esmar Joensen (teclado)
Jón Aldará (vocal)
Ísak Petersen (baixo)

Faixas:

1. Fylgisflog 
2. Stygd 
3. Tvístevndur meldur 
4. Frosthvarv 
5. Hon syndrast 
6. Vápn í anda

Redigido por Bruno Medeiros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...