sexta-feira, 8 de julho de 2016

Playlist: os 10 melhores covers de clássicos do Deep Purple


Muitos detestam covers, outros adoram, os motivos para reações tão diferentes são os mais variados possíveis. Quem não gosta geralmente é adepto da teoria de que são raras as ocasiões em que uma versão fica tão boa quanto a original, já os que gostam, são os headbangers que possuem a mente mais aberta e para estes, ouvir novas adaptações para os clássicos de suas bandas favoritas, não significa substituir as originais, mas sim ganhar uma maneira diferente e atualizada de escutar uma música já conhecida.

Ambas as opiniões são válidas, mas se existe uma verdade a respeito desse tema, é que em meio a diversos tributos pífios e caça niqueis, versões ruins e clássicos "assassinados", muitas bandas conseguiram apresentar adaptações muito boas para canções pra lá de manjadas.

Uma das bandas mais coverizadas de todos os tempos é o Deep Purple, até por que o grupo de Gillan, Blackmore, Lord, Hughes, Coverdale e tantos outros nomes consagrados, é um dos que possuem um número elevadíssimo de hinos do Rock em sua discografia. Obviamente, em meio a diversos tributos repletos de versões bisonhas, algumas bandas acertaram no alvo e apresentaram músicas que se não soam melhores que as originalmente gravadas pelo Purple, é inegável a competência e classe com que tais clássicos foram tocados.

Apresentamos a você, uma playlist com 10 versões impecáveis de composições do Deep Purple, adaptadas por bandas de Heavy Metal ou Hard Rock, confira nos links abaixo.

10 - "Speedking" - Primal Fear

O Primal Fear é uma banda de Power Metal original da Alemanha, formada pelos renomados músicos Mat Sinner e Ralph Scheepers. O grupo aparece em diversos tributos e mesmo em seus próprios trabalhos de estúdio, sempre apresentam algum cover de uma banda que serviu como influência a seus integrantes. Podemos afirmar que os caras são especialistas nessa arte e a referência ao Purple veio logo no primeiro disco de esúdio da banda, "Speedking", originalmente gravada pelo Purple no álbum "In Rock" (1970), ganhou aqui uma versão mais visceral, sem aquela introdução progressiva e com um andamento acelerado e voltado ao Metal. 


9 - "Space Truckin" - Tesla

O Tesla, um dos mestres estadunidenses do Hard Rock, ao contrário do Primal Fear, procurou não alterar em nada a estrutura rítmica da clássica "Space Truckin" e nos brinda com uma versão bem fiel a original gravada em 1972, no lendário "Machine Head". A versão do grupo é extremamente energética e foi lançada em seu registro "Reel To Reel" (2007), onde prestam tributo a diversos ícones do Rock.



8 - "Black Night" - Red Wine

A Red Wine, apesar do ótimo trabalho e uma discografia com cinco belos registros, encerrou atividades em 2010. Os espanhóis executavam um Heavy/Power Metal de muita qualidade e seu último disco, "The End" (2010), foi justamente um álbum de covers. Claro que o Purple não poderia ficar de fora e os caras mandaram uma excelente versão para "Black Night", um dos maiores clássicos da banda e mais uma do irretocável "In Rock" (1970).



7 - "Pictures Of Home" - Black Label Society

Esta é uma canção feita para o álbum "Re-Machined - A Tribute to Deep Purple's Machine Head", um tributo a um dos maiores discos de Rock já lançados e "Pictures Of Home" foi executada brilhantemente pelo Black Label Society, banda capitaneada pelo guitarrista Zakk Wilde. Nesta adaptação, o grupo consegue adicionar seus elementos de Southern Rock sem descaracterizar a composição original, ao mesmo tempo em que apresentam uma roupagem moderna e classuda do clássico.



6 - "Soldier Of Fortune" - Architectz Of Chaos

Para quem não conhece, esta é a mais nova banda de Paul Di'Anno (eterno ex-cantor Iron Maiden), o grupo lançou em 2015 o seu álbum de estréia e em meio a um Heavy Metal de altíssima qualidade, lá estava esta belíssima versão para "Soldier O Fortune", interpretada de maneira extremamente fiel e exibindo uma performance acima da média de Di'Anno. Originalmente, a música foi gravada no álbum "Stormbringer" (1974).



5 - "Mistreated" - Yngwie Malmsteen

É quase uma unanimidade a opinião de que Malmsteen as vezes exagera com suas performances altamente virtuosas, mas também é unânime o talento do lendário guitarrista sueco. No álbum "Inspirations" (1996), o cara acerta em cheio e grava esta versão fantástica para "Mistreated", que apareceu pela primeira vez em "Burn" (1974). Sem exageros, firulas exacerbadas ou qualquer tipo de atitude egocêntrica recorrente nos discos de Yngwie, temos uma execução movida a puro feeling e dessa maneira, o músico mostra todo o seu brilhantismo sem soar forçado.



4 - "Burn" - Riot

O Riot é uma daquelas bandas possuidoras de uma discografia interessantíssima, longa e repleta de trabalhos espetaculares, porém pouco conhecida e divulgada. Em seu oitavo disco de estúdio, o ótimo "Nightbreaker" (1993), além de músicas próprias da mais alta qualidade, os caras arrebentaram com a regravação de uma das mais clássicas composições do Purple, o hino "Burn".


3 - "Perfect Strangers" - Jorn Lande


O vocalista norueguês Jorn Lande é um dos mais renomados, competentes e técnicos da atualidade, o músico é também conhecido pela frequência com que grava versões cover de canções e artistas que influenciaram em seu estilo de cantar e compor. Logicamente, em algum momento de sua carreira, Jorn gravaria algo do Purple e na falta de uma versão, o cantor gravou diversas... O mais legal é que ele se sai muito bem, seja sendo fiel a gravação original, ou embutindo elementos próprios na composição. Esta adaptação de "Perfect Strangers" é a que mais gosto das que o senhor Lande gravou do Purple.



2 - "Highway Star" - Angelus Apatrida 

Versões que seguem a risca a musicalidade original são legais e na grande maioria das vezes, acabam sendo as melhores, porém em raríssimas exceções, as bandas conseguem imprimir o seu estilo característico e mudam totalmente o conceito da canção. "Highway Star" não é apenas uma das mais clássicas músicas do Deep Purple, mas de todo o Rock, vocês conseguem imaginar a faixa sendo executada por uma banda de Thrash Metal? Pois é, foi isso que o Angelus Apatrida fez e o resultado é simplesmente surpreendente!



1 - "Smoke On The Water" - Metalium 

Esta é nada menos que a canção mais famosa de todas as que o Deep Purple lançou. Detentora de um dos maiores e mais pegajosos riffs de guitarra de todos os tempos, "Smoke On The Water" é muito mais que um clássico, mas sim, um hino do Rock e por que não, da música de forma generalizada. Bandas que tocaram a música de maneira fiel é algo que já vimos por diversas vezes, porém o que o Metalum fez foi simplesmente transformar a canção em algo moderno, pesado, repleto novos elementos e tudo isso, acreditem se quiser, sem descaracterizar a versão original de 1972. Primeiro lugar para eles!



Espero que você tenha gostado da lista e se não, que tenha ao menos se divertido ao escutar versões diferentes de canções há muito tempo conhecidas, agora se você não gosta de covers de maneira alguma, a nossa intenção não é a de convencer ninguém, mas sim levar música boa aos nossos leitores.

Sendo assim, a mesma lista que disponibilizamos com adaptações feitas por outras bandas, está disponível abaixo, em suas versões originais com o Deep Purple. Boa audição!



por Fabio Reis