Indicação: Shallrise - "Revocandi" (2016) (EP)


O Metal extremo no Brasil é e sempre foi riquíssimo. A quantidade de bandas que aparecem executando estilos mais pesados como Death, Black, Thrash e Groove Metal, sempre chamou a atenção não apenas dos brasileiros, mas também do público internacional. Bandas como Sepultura, Krisiun, Torture Squad, Korzus e tantas outras, levaram nossa música para além de nossas fronteiras e provaram que o que é produzido no país, possui qualidade para se destacar em qualquer mercado do mundo.

A Shallrise, banda goiana formada em 2014, debuta no cenário nacional com o EP "Revocandi" e é mais uma prova inconteste, de que o Metal extremo brasileiro se mantém firme, como um dos maiores e mais representativos da atualidade.

O grupo se destaca primeiramente pela mescla de estilos que compõe sua sonoridade. Imagine uma mistura entre Groove, Death e elementos de Thrash Metal, tudo isso com a adição de muito peso, riffs bem construídos e linhas vocais simplesmente monstruosas. Imaginou? Esta é a Shallrise.

"Revocandi", o nome do EP, significa 'recordação' em latim e através das cinco faixas contidas no trabalho, temos uma temática conceitual inspirada no sofrimento dos músicos e irmãos, Leandro Rodrigues e Guilherme Costa, com o suicídio de um ente querido. As composições tratam das consequências do ato de tirar a própria vida, mas através de uma perspectiva espiritualista, onde o personagem da trama emerge em uma busca por sua redenção e consequente paz.

A idéia é tão forte e bem atrelada, que até mesmo os nomes das cinco canções, formam uma única frase se dispostas em sequência. "O derrotado, simplesmente por nada, imerso em memórias, continua sua busca por redenção".

Além da temática forte e do clima denso presente em cada uma das faixas, temos uma banda competente, que consegue transportar para a música, tudo o que é retratado nas letras. Sendo assim, transformam a audição num verdadeiro turbilhão sonoro, onde o ouvinte mergulha de cabeça na proposta do grupo e é fisgado por uma sonoridade impactante, caótica e repleta de passagens marcantes.



"The Fallen" abre o trabalho com um belo riff e é marcada por interessantes alternâncias rítmicas, "Simply For Nothing" é a canção mais forte do EP e dona de linhas vocais insanas. A terceira composição é "Immersed In Memories", caracterizada por um andamento mais cadenciado em seu início, mas que à partir dos dois minutos de duração, se transforma numa verdadeira pancadaria e o destaque é para a parte rítmica, composta por Leandro Rodrigues (bateria) e Marco Túlio (baixo).

Em "Follows His Quest", temos alguns duetos entre Joey Rodrigues (vocal) e o convidado Maikon Souza (Old Place). A faixa é uma das mais diretas do registro e serve como uma ponte perfeita para "For Redemption", a mais intensa composição de "Revocandi", com diversas viradas, ótimas linhas de guitarra executadas por Guilherme Costa e muitas mudanças de andamento. 

O lançamento oficial do trabalho ocorreu no dia 9 de março e a banda disponibilizou o EP para download gratuito. Baixe através do link a seguir: 


Que fique claro, "Revocandi" não é audição para ouvidos destreinados. O disco requer do ouvinte, a pré disposição em apreciar uma musicalidade extrema e e timbres pesadíssimos, com influência de diversos estilos e características modernas. Se você se enquadra nessa perspectiva, baixe sem medo, pois a estréia da Shallrise é extremamente convincente e a banda demonstra um potencial enorme.



Integrantes:
 

Leandro Costa (bateria)
Guilherme Rodrigues (guitarra)
Marco Túlio (baixo)
Joey Rodrigues (vocal)

Faixas:

01 – The fallen
02 – Simply For Nothing
03 – Immersed In Memories
04 – Follows His Quest (feat. Maikon Souza)
05 – For Redemption

Nota: Após as gravações do EP, o guitarrista Thiago Rodrigues foi adicionado ao line up do grupo e o baixista Marco Túlio, foi substituído por Victor Prissinote.

por Fabio Reis
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...