quinta-feira, 14 de julho de 2016

Da série "EPerfeição": relembre quatro EP's clássicos e impecáveis


EP é a sigla utilizada para designar o termo "extended play" e faz menção a discos que possuem duração maior que um single ou compacto simples, mas não possuem o tempo correspondente a um álbum completo, geralmente possuem 4 músicas, porém isso não é uma regra. Na década de 80, foram muitas vezes chamados de mini álbuns devido aos mini LP's.

Muitas bandas fazem uso até hoje do lançamento de EP's e desde que surgiram, muitos deles ficaram marcados como peças fundamentais nas discografias de diversos grupos. Chamamos de "EPerfeição" o EP que além de possuir material inédito, também é detentor de composições excepcionais, clássicas e fundamentais nas trajetórias das bandas.

Desde sempre, o Mundo Metal tem com foco apresentar as grandes novidades da música pesada e também relembrar os clássicos do passado. Sendo assim, apresentamos quatro EP's simplesmente fantásticos, cada um deles trazendo clássicos importantíssimos e que somaram muita qualidade as trajetórias de Mercyful Fate, Slayer, Helloween e Megadeth.


Mercyful Fate - "Mercyful Fate" (1982)

Este lançamento antecede o clássico álbum de estréia da banda e traz uma sonoridade bem diferenciada pra época, tanto na parte vocal trazendo os lendários vocais de King Diamond, como também apresentando um instrumental muito original e uma dupla de guitarristas magnífica.

Faixas:

1. "A Corpse Without Soul" 
2. "Nuns Have No Fun"  
3. "Doomed by the Living Dead"  
4. "Devil Eyes"


Slayer - "Haunting The Chapel" (1984)

"Haunting The Chapel" foi lançado após o lançamento do mítico debut "Show No Mercy" e é o passo mais importante na guinada musical que o Slayer promoveu em sua musicalidade. Se no registro de estréia, temos um Speed Metal com muitos elementos das bandas pertencentes a NWOBHM e apenas alguns elementos do que viria a ser o Thrash propriamente dito, neste EP a banda executa composições que contem as principais características do estilo.

Faixas:

1. "Chemical Warfare"  
2. "Captor of Sin"  
3. "Haunting the Chapel"  
4. "Aggressive Perfector"


Helloween - "Helloween" (1985)

Este EP é responsável pela introdução do Helloween na cena mundial, se anos mais tarde o grupo se caracterizaria pelo Power Metal melódico e ritmos mais alegres, aqui o Speed Metal come solto e os vocais, riffs, solos e composições de Kai Hansen, aliados ao poder criativo de Michael Weikath, transformam um simples EP de estréia em um dos maiores registros da década de 80.

Faixas:

1. "Starlight" 
2. "Murderer"
3. "Warrior" 
4. "Victim of Fate" 
5. "Cry for Freedom"


Megadeth - "Hidden Treasures" (1995)

Este lançamento coroa a fase fantástica que o Megadeth vivia na década de 90. Após dois álbuns que atingiram grande sucesso comercial, "Countdown To Extinction" (1992) e "Youthanasia" (1994), a banda se tornou extremamente popular e começou a receber convites específicos. "Hidden Treasures" traz seis canções compostas para servir de trilha sonora para filmes de Hollywood e mais três covers.

Faixas:

1. "No More Mr. Nice Guy" (Alice Cooper cover e trilha sonora de Shocker)
2. "Breakpoint" (Trilha sonora de Super Mario Bros.)
3. "Go to Hell" (Trilha sonora de Bill & Ted's Bogus Journey)
4. "Angry Again" (Trilha sonora de Last Action Hero)
5. "99 Ways to Die" (Trilha sonora de The Beavis and Butt-head Experience)
6. "Paranoid" (Black Sabbath cover)
7. "Diadems" (Trilha sonora de Tales from the Crypt Presents Demon Knight)
8. "Problems" (Sex Pistols cover)



por Fabio Reis