Clássicos: Accept - "Restless And Wild" (1982)


Ouvir "Restless And Wild" hoje e chamá-lo de clássico ou fundamental é uma tarefa fácil, porém sempre que escrevo sobre discos dessa grandeza, gosto de ambientar o leitor na época em que o álbum foi lançado. Neste caso em específico, tal intento é importantíssimo para que se tenha uma noção exata do que o Accept proporcionou ao Metal através de seu quarto trabalho de estúdio, sendo assim, bem vindo a 1982.

A NWOBHM estava em ebulição na Grã Bretanha e começava a influenciar diretamente na musicalidade de diversas bandas ao redor do mundo. O Accept nesta época, havia lançado dois álbuns que não emplacaram e apenas com seu terceiro trabalho, o magistral "Breaker" (1981), o grupo realmente se profissionalizou e passou a ter um produtor, empresário e a estrutura básica necessária. 

A atenção de todos estava voltada para a Inglaterra e só pra termos uma noção do que rolava, o Maiden havia lançado "The Number Of The Beast" em março, o Motorhead apresentou "Iron Fist" em abril e o Judas Priest, "Screaming For Vengeance" em julho. Não era fácil concorrer com os ingleses nessa época e mesmo em países longe da Europa, tínhamos grandes obras sendo concebidas, um exemplo é o debut do Manowar, "Battle Hymns", que chegou as lojas em junho.  

Foi em meio a esse turbilhão de clássicos absolutos que o até então modesto Accept, resolveu entrar em cena literalmente chutando a porta da frente e mostrando que a Alemanha queria dar a sua versão dos fatos. 

No dia 2 de Outubro de 1982, quando "Restless And Wild" foi oficialmente lançado e os primeiros headbangers tiveram acesso a primeira faixa do lado A, onde a mítica introdução, "heidi heido heida heidi heido heida heidi heido heida hahahahahahaha "  é rispidamente interrompida pelo som de um disco sendo riscado e o grito cortante e estridente de UDO Dirkschnider dá início ao hino "Fast As A Shark", o Heavy Metal acabava de ganhar mais um ícone.

"Fast As A Shark", é simplesmente uma das músicas de maior impacto sobre a cena Metal da época, influenciando diretamente na criação de estilos como o Speed Metal, Power Metal e até mesmo, uma referência para o Thrash que surgiria em seguida. Só que... o álbum era muito mais que a sua faixa de abertura!


Este é um daqueles raros casos onde a banda acerta em cheio no alvo e consegue conceber uma obra impecável, sem deslizes e absolutamente todas as suas músicas são acima da média. Durante a audição do disco, são desfilados clássicos e mais clássicos, "Restless And Wild", "Ahead Of The Pack", "Neon Nights", "Flash Rockin' Man", "Princess Of The Dawn" (a minha favorita), além da já mencionada canção de abertura. 

Os músicos apresentam performances fantásticas sem exceção e desde os vocais rasgados de UDO, os riffs e solos espetaculares de Wolf Hoffmann e a fantástica parte rítmica formada por Peter Baltes (baixo) e Stefan Kaufmann (bateria), o grupo mostra uma funcionalidade assombrosa.

Foi através deste registro que o Accept deu o passo mais significante da sua carreira, passando a ser conhecido internacionalmente e abrindo caminho para uma sequência invejável de grandes lançamentos. A trinca iniciada em "Restless And Wild", seria finalizada alguns anos depois com os mega clássicos "Balls To The Wall" (1983) e "Metal Heart" (1985), sendo considerada até hoje, como a fase de ouro da banda.

1982 foi um ano de extrema importância para a música pesada e eleger um disco como o melhor do ano, além de ser uma questão de gosto pessoal, é uma injustiça com os demais lançamentos. O que podemos afirmar com total convicção, é que este é o disco "mais Metal" gravado no ano e nenhuma música conseguiu ser mais impactante que "Fast As A Shark". Um verdadeiro marco.

Obrigatório em qualquer coleção que se preze!


Integrantes:

Udo Dirkschneider (vocal)
Wolf Hoffmann (guitarra)
Peter Baltes (baixo)
Stefan Kaufmann (bateria)
Herman Frank (guitarra)*** 

*** não tocou no disco, porém foi creditado

Faixas:

 1. Fast As A Shark
 2. Restless And Wild
 3. Ahead Of The Pack
 4. Shake Your Heads
 5. Neon Nights
 6. Get Ready
 7. Demon's Night
 8. Flash Rockin' Man
 9. Don't Go Stealing My Soul Away
10. Princess Of The Dawn

por Fabio Reis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...