Agnostic Front - “Cause for Alarm” (1986)



Surgido em Nova York (EUA) no início dos anos oitenta, o Agnostic Front se tornou ao longo dos anos uma das mais aclamadas bandas de Hardcore Punk de todos os tempos. A banda foi formada pelo guitarrista Vinnie Stigma em dezembro de 1980 e nos primórdios de sua carreira, sua formação consistia apenas de membros skinheads. Ainda que isso que tenha mudado com o passar dos anos, o grupo continuou a ter integrantes skinheads em suas formações. Evidentemente, levantou-se uma crença de que a banda abordava ideias ultranacionalistas ou fascistas. Todavia, tal afirmação foi negada pelo “frontmen” Roger Miret em uma entrevista concedida no ano de 1985. Nela, o vocalista declara o seguinte argumento: “...Somos skinheads. E os skinheads na Inglaterra tem um nome muito ruim com fascistas e coisas do tipo. Mas essa é a América e não a Inglaterra. Apenas porque os skinheads são fascistas lá não significa que devemos deixar nossos cabelos crescerem, se não nos sentirmos como eles... Nós amamos nosso país — mas não necessariamente como o nosso governo funciona.

No ano de 1984, os músicos lançaram o seu primeiro álbum de estúdio, o clássico “Victim in Pain”. Dono de uma sonoridade poderosa, o “debut” é uma legítima aula de Hardcore Punk com pouco mais de 15 minutos de duração. Ainda que o tempo de duração seja muito curto, não se engane! Trata-se de um disco esmagador e certamente foi uma porta de entrada fantástica para a banda. Eis que, em 1986, a banda retorna ao estúdio e concebe “Cause for Alarm”, o seu segundo trabalho de estúdio, lançado via Relativity/Combat Records. Trazendo uma ilustração de capa muito criativa e impactante, esse trabalho teve mudanças no “line up” do grupo.  Louie Beatto substituiu o baterista Dave Jones e a banda também adicionou mais um guitarrista, Alex Kinon. Sua adição deixou a banda com um som mais metálico, o que faz com que o disco tenha uma sonoridade mais Crossover Thrash. 

A energética “The Eliminator” é a composição incumbida de iniciar o disco. Recheadas de palhetadas cortantes, uma “cozinha” impecável e barulhenta, além de vocais precisos e diretos, é uma faixa de abertura em tanto, que cativa os ouvintes com seus arranjos e mudanças de andamento bem construídas. A bateria de Louie Beatto se encarrega de iniciar “Existence of Hate”, outra música altamente explosiva e que não dá descanso ao ouvinte, convidando-o a agitar incessantemente até a composição terminar.


“Time Will Come” é outro petardo que invade os alto-falantes a mil por hora, com sua levada veloz e matadora. A quarta faixa, “Growing Concern”, se inicia lentamente, entretanto não demora muito para o ouvinte ser fisgado pelos “riffs” afiados da dupla de guitarristas Alex Kinon e Vinnie Stigma. Outro som estonteante, que conta com coros polifônicos bem inseridos, mudanças interessantes de andamento e um desempenho realmente impecável dos músicos. 

Na sequência, o ouvinte se depara com uma ótima regravação de uma canção originalmente gravada para o primeiro álbum da banda, “Victim in Pain”: “Your Mistake”. Esse é um dos incontáveis exemplos de composição que já nasceu um clássico. Seu ritmo cativante e majestoso faz com que todos abram uma roda para um “mosh” absurdo. Um grande clássico que já ganhou releituras de bandas como Fear Factory e Hatebreed. 

As quatro cordas de Rob Kabula dão o tom inicial para “Out for Blood”, uma porrada com pouco mais de dois minutos. O grupo jamais se cansa e continua tão furioso e inspirado como nas faixas anteriores. Os “riffs” arrastados e pegajosos de “Toxic Shock” se iniciam e preparam o ouvinte para mais uma sessão da mais genuína pancadaria. Tal agressividade é recebida de forma extremamente positiva, pois esses caras certamente sabem muito bem o que fazem! “Bomber Zee” traz novamente uma generosa dose de energia e brilhantismo, incentivando todos a devastarem tudo o que está a sua volta. 


A penúltima faixa, “Public Assistance”, é outra avalanche de arranjos implacáveis e velozes. Nela, também temos trechos mais arrastados e vocais de apoio inseridos nos momentos necessários, tudo desenvolvido com muita sabedoria pela banda. É importante ressaltar que diversos críticos, incluindo Phil Donahue, Jello Biafra (ex-Dead Kennedys) e o Maximum Rocknroll fanzine criticaram o Agnostic Front pela controversa letra da música “Public Assistence”, escrita pelo então vocalista do Carnivore, Peter Steele (R.I.P. 2010) (ex-Type O Negative). Também é interessante mencionar que Steele escreveu uma canção muito semelhante para o Type O Negative, chamada “Der Untermensch”, presente no álbum “Slow Deep and Hard”. Tudo o que é bom chega ao fim e então é a vez de “Shoot His Load”, composição que encerra o álbum em ritmo altamente explosivo e viciante. 

No ano de 2005, “Cause for Alarm” foi classificado na posição 302 na edição dos “500 Maiores Álbuns de Rock & Metal Todos os Tempos” da revista Rock Hard. Certamente, um grande feito para a banda e nada mais merecido, pois o álbum é uma verdadeira aula para o estilo. Mais trabalhado e diversificado que o registro antecessor, “Cause for Alarm” proporciona diversão ilimitada a todos os fãs de Hardcore e Crossover. Não há momentos negativos, apenas muita energia e satisfação em cada faixa e acorde. 

Obrigatório!

♫ “You've got problems, yet you keep hiding them
You entered their gate but now it's too late
It's your mistake!
It's your mistake!!
It's your mistake!!!
Your mistake!!!!” ♫

Integrantes:
Roger Miret (Vocal)
Vinnie Stigma (Guitarra)
Alex Kinon (Guitarra)
Rob Kabula (Baixo)
Louie Beatto (Bateria)

Faixas:
01. The Eliminator
02. Existence of Hate
03. Time Will Come
04. Growing Concern
05. Your Mistake
06. Out for Blood
07. Toxic Shock
08. Bomber Zee
09. Public Assistance
10. Shoot His Load

por David Torres

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...