Melanie Klain - Análise do Caos (2016)



Cena nacional. Tema que sempre causa discussões e discordâncias. Enquanto algumas pessoas (e me incluo nesse grupo) tem a opinião de que o Brasil é um dos maiores celeiros de bandas do mundo, outros preferem simplesmente ignorar a nossa cena e não dar a devida atenção ao que é produzido em nosso país.

É neste cenário que clama por mudanças, que vez ou outra me deparo com grupos extremamente originais e competentes, capazes de me fazer ouvir um disco incessantemente e me ater aos mínimos detalhes. Quando ocorre tal situação, fico com a certeza de que estou diante de mais um trabalho que pode e deve ser reconhecido dignamente. É imprescindível que as bandas verdadeiramente competentes alcancem o maior número de ouvintes possível e sendo assim, aqui estou eu fazendo mais uma indicação. 

Quando descobri por obra do acaso a musicalidade forte da Melanie Klain, minha reação inicial me fez perceber como o público headbanger ainda precisa amadurecer e deixar de lado certos dogmas enraizados em nossa cultura. Me deparei com a faixa "Abençoados por Deus" e mesmo sem nunca ter me importado com questões religiosas sendo retratadas na música, o puro achismo me fez pensar que a canção se tratava de algum tipo de pregação e demorei alguns dias para finalmente resolver escutar a canção.




Agradeço por ter feito a audição.

A tal faixa "Abençoados por Deus" não possuía qualquer tipo de conotação religiosa e ao invés disso, fazia uma crítica muito inteligente e perspicaz sobre a sociedade brasileira e sua concepção erronia, de que mesmo com escândalos políticos, população vivendo em condições miseráveis e o capital nas mãos de uma minoria, ainda sim, nos consideramos um povo abençoado. Mais do que a temática, a banda me chamou a atenção por sua sonoridade, diferente da maioria dos grupos atuais, apresentam uma miscelânea de estilos impressionante, onde elementos que vão do Heavy mais tradicional, ao Hardcore, Groove, Thrash e muitas outras referências, compõe um estilo único e quase impossível de ser rotulado.

Passados alguns meses após o acontecido, finalmente o grupo lança o seu debut e mais do que depressa, fui conferir o álbum "Análise do Caos" na íntegra. O que já era esperado apenas se consolidou com as audições, que disco cabuloso! 

Músicas fortíssimas produzidas de forma impecável, composições marcadas por mudanças de andamento, viradas, ótimos riffs, musicalidade extremamente abrangente e as letras ácidas, fazendo críticas e tratando de assuntos de extrema relevância, de maneira sarcástica e com toda a revolta que tal temática merece.

Apesar de ser o álbum de estréia da Melanie Klain, a banda demonstra a personalidade de uma veterana e através de composições matadoras como "Lavagem Cerebral", "Diálogo", "Fé Cega", "Guerra", "Rede Social" e a faixa título "Análise do Caos", vão surpreendendo o ouvinte a cada faixa. 

Este trabalho é definitivamente, do tipo que se degusta aos poucos e diversas audições são necessárias para perceber e absorver todas as nuances e detalhes. As composições são complexas e possuem diversas passagens, não se tornando enjoativas e chamando a atenção para o ecleticismo empregado e pela criatividade dos integrantes.

Tecnicamente, o grupo não deixa a desejar e desde a parte rítmica formada por Pedro (bateria) e Vick (baixo), até nos solos precisos de Viola, as bases, arranjos e backing vocals animais de Chapolim e os vocais intensos de Duzinho, demonstram uma coesão e um entrosamento que impressionam. 

A arte da capa foi desenvolvida pela artista Carolina Melo e inspirada nas composições presentes no álbum. A idéia da artista era retratar em uma única imagem, uma junção de diversas mensagens, críticas sociais e demais temas abordados em "Análise do Caos". A gravação e mixagem aconteceu no Setestudio em Guaxupé, Minas Gerais e a produção ficou por conta de Fabio Dias e os próprios músicos das banda.

Com este trabalho, a Melanie Klain debuta na cena com muita força e apresenta além de músicas que convencem, idéias dignas  e muita originalidade. Mais do que finalizar esta resenha indicando o trabalho a todos, finalizo com as palavras que encerram o álbum na faixa "Reflexão":

"Na verdade o que nós todos brasileiros temos que fazer urgente, é tirar essa venda que nos impossibilita de enxergar o que está tão bem exposto na nossa frente. 

Nós lutamos tanto, a vida inteira, e parece que no final das contas a gente não fez praticamente nada.

A corrupção começa quando nós mesmo deixamos de fazer o básico em nossas vidas, que é respeitar o direito do próximo.

Se Isso não acontece, não adianta ficar reclamando que político é ladrão, pois os políticos são reflexo da população e seria uma puta hipocrisia sair nas ruas pedindo mudança e deitar no travesseiro sabendo que nosso dia foi cheio de situações erradas e que poderíamos ter evitado. 

É por isso que a gente tá aqui e reclama tanto. Pra ver se alguém escuta e na verdade alguma coisa acaba mandando. Então eu acho que esse álbum foi feito pra isso, pra expor um pouco essas idéias. 

Porque eu não odeio o meu país. 
Odeio o que fizeram com ele."

Nota: o álbum ainda não se encontra disponível em formato físico, apenas virtual. Para adquirir, basta acessar o link abaixo, comprar os MP3 e fazer o download. O disco completo custa menos de 10,00 reais e o seu apoio garante a continuidade de um trabalho extremamente promissor:










Integrantes:

Duzinho (vocal)
Viola (guitarra solo)
Chapolim (guitarra base, arranjos e backing vocals)
Vick (baixo)
Pedro (bateria)

Faixas:

1. Desrespeitável Publico
2. Abençoados por Deus
3. Diálogo
4. Fé Cega
5. Guerra
6. Marcas do Abandono
7. Lavagem Cerebral 
8. Cartas de um Suicida 
9. Colera-Nação
10. Rede Social
11. Análise do Caos
12. Reflexão

por Fabio Reis


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...