O Megadeth passa por uma fase espetacular em sua carreira, seu último trabalho de estúdio, "Dystopia", vem sendo muito bem avaliado pela crítica especializada de todo o mundo e caiu nas graças tanto dos fãs mais novos, como também dos antigos. Desde a década de 90 a banda não é tão popular e a nova formação vem apresentando um ótimo entrosamento, tudo parece estar nos seus devidos lugares e o grupo há tempos, não é mais noticiado pelas polêmicas e sim por sua música.
Todos sabem da luta que Dave Mustaine travou contra o álcool e as drogas, a história de superação do músico é impressionante e há anos, Dave vem se mantendo sóbrio e liderando o Megadeth de maneira exemplar, até que...
No último dia 28 de abril de 2016, durante a Thrash The Island Tour, a banda se apresentou no Coliseo de Porto Rico e quem compareceu ao show, presenciou cenas que a grande maioria dos fãs (e me incluo nessa lista) jamais imaginaria que veriam novamente.
Dave Mustaine subiu no palco completamente embriagado e transformou as competentes performances do grupo, num verdadeiro show de horrores. O guitarrista e vocalista estava irreconhecível e cometeu erros primais, sendo alvo de chacotas e em alguns momentos, beirando o ridículo.
No vídeo a baixo, Mustaine anuncia "Peace Sells" como a próxima canção do set, porém com muita dificuldade, inicia "Holy Wars" (???). Impossível numerar os erros de execução na canção, já que desde os primeiros acordes, até os solos e bases, Dave parece nunca ter tocado tal música e segue cometendo um deslize atrás do outro. Nos vocais, vai balbuciando frases que em alguns momentos parecem ser as da canção e em outras, soam como um misto de palavras desconexas... Lastimável!
Como todos sabem, o músico é um dos principais pilares de sustentação do Thrash Metal e é reconhecido por sua genialidade ao tecer composições clássicas. O que os fãs esperam, é que este tenha sido um episódio isolado e que o senhor Dave Mustaine se mantenha nos trilhos como vem fazendo a décadas.
Com a globalização e a velocidade da informação que temos hoje em dia, se episódios fatídicos como este começarem a se repetir, vamos começar a assistir um festival de vídeos ridicularizando a imagem de uma figura icônica do Metal e possivelmente veremos a desconstrução de um mito.