22 de Outubro de 1969, Led Zeppelin lançava seu segundo registro de estúdio. Sim meus caros ainda no mesmo ano em que lançaram seu álbum de estreia! Entre janeiro e agosto de 1969 a banda ainda estava em turnê do seu primeiro disco autotitulado "Led Zeppelin" nos Estados Unidos e Europa quando "Led Zeppelin II" começou a ser concebido.
Nos intervalos entre uma apresentação e outra o grupo aproveitava as pausas para gravar as ideias do vindouro disco nos estúdios mais próximos e acessíveis aos locais de apresentações da banda. Grande parte dessas ideias surgiram do improvisos dos riffs de Page e entre outros improvisos que surgiam durante os shows.
Cada canção foi gravada e mixada separadamente em cada estúdio no qual a banda parava para gravações. As composições contam com temáticas mais elaboradas de Page e Plant, mas sem deixar as influências de Blues, Rock Psicodélico e até flertes de Hard Rock. O próprio Robert Plant afirmou:
"Foi realmente uma loucura. Compúnhamos em quartos de hotel, gravávamos a faixa de ritmo em Londres, adicionávamos os vocais em Nova Iorque, a gaita em Vancouver e por fim, fazíamos a mixagem em Nova Iorque".
O destaque do álbum vai para as faixas "Whola Lotta Love", "What Is And What Should Never Be", "Living Loving Maid (She's Just A Woman)", que, além de cair no gosto dos fãs ainda tornaram-se maiores sucessos da banda e fez com que o disco atingisse o primeiro lugar nas vendas nos Estados Unidos por sete semanas e em abril de 1970 havia registrado mais de 3 milhões de cópias vendidas.
A produção do disco foi totalmente creditada á Page, embora o disco tenha algumas técnicas utilizadas do engenheiro de som Eddie Kramer. O solo de guitarra em "Heartbreaker" também criado por Page tornou-se influência respectivamente para muitos guitarristas em várias gerações.
Uma curiosidade, é que a capa foi baseada no pôster de David Juniper, trata-se de uma fotografia da divisão Jagdgeschwader 1, o famoso Esquadrão de Combate número 1 da força aérea alemã, também conhecido como "Circo Voador", liderado por Manfred Von Richthofen, o Barão Vermelho da Primeira Guerra Mundial.
Com seus riffs marcantes, a voz potente de Robert Plant, Led Zeppelin II é um dos álbuns mais influentes da história do rock, obrigatório para todo amante de Classic Rock.
Integrantes:
Jimmy Page (guitarra, vocal de apoio)
John Bonham (bateria)
John Paul Jones (baixo)
Robert Plant (vocal)
Faixas:
1. Whole Lotta Love
2. What Is And What Should Never Be
3. Then Lemon Song
4. Thank You
5. Heartbreaker
6. Living Loving Maid (She's Just a Woman)
7. Ramble On
8. Moby Dick
9. Bring It On Home
por Rafaela Souza