Led Zeppelin - Led Zeppelin II (1969)



22 de Outubro de 1969, Led Zeppelin lançava seu segundo registro de estúdio. Sim meus caros ainda no mesmo ano em que lançaram seu álbum de estreia! Entre janeiro e agosto de 1969 a banda ainda estava em turnê do seu primeiro disco autotitulado "Led Zeppelin" nos Estados Unidos e Europa quando "Led Zeppelin II" começou a ser concebido.

Nos intervalos entre uma apresentação e outra o grupo aproveitava as pausas para gravar as ideias do vindouro disco nos estúdios mais próximos e acessíveis aos locais de apresentações da banda. Grande parte dessas ideias surgiram do improvisos dos riffs de Page e entre outros improvisos que surgiam durante os shows.

Cada canção foi gravada e mixada separadamente em cada estúdio no qual a banda parava para gravações. As composições contam com temáticas mais elaboradas de Page e Plant, mas sem deixar as influências de Blues, Rock Psicodélico e até flertes de Hard Rock. O próprio Robert Plant afirmou:

"Foi realmente uma loucura. Compúnhamos em quartos de hotel, gravávamos a faixa de ritmo em Londres, adicionávamos os vocais em Nova Iorque, a gaita em Vancouver e por fim, fazíamos a mixagem em Nova Iorque".


O destaque do álbum vai para as faixas "Whola Lotta Love", "What Is And What Should Never Be", "Living Loving Maid (She's Just A Woman)", que, além de cair no gosto dos fãs ainda tornaram-se maiores sucessos da banda e fez com que o disco atingisse o primeiro lugar nas vendas nos Estados Unidos por sete semanas e em abril de 1970 havia registrado mais de 3 milhões de cópias vendidas.

A produção do disco foi totalmente creditada á Page, embora o disco tenha algumas técnicas utilizadas do engenheiro de som Eddie Kramer. O solo de guitarra em "Heartbreaker" também criado por Page tornou-se influência respectivamente para muitos guitarristas em várias gerações.

Uma curiosidade, é que a capa foi baseada no pôster de David Juniper, trata-se de uma fotografia da divisão Jagdgeschwader 1, o famoso Esquadrão de Combate número 1 da força aérea alemã, também conhecido como "Circo Voador", liderado por Manfred Von Richthofen, o Barão Vermelho da Primeira Guerra Mundial.

Com seus riffs marcantes, a voz potente de Robert Plant, Led Zeppelin II é um dos álbuns mais influentes da história do rock, obrigatório para todo amante de Classic Rock.


Integrantes:

Jimmy Page (guitarra, vocal de apoio)
John Bonham (bateria)
John Paul Jones (baixo)
Robert Plant (vocal)

Faixas:

1. Whole Lotta Love
2. What Is And What Should Never Be
3. Then Lemon Song
4. Thank You
5. Heartbreaker
6. Living Loving Maid (She's Just a Woman)
7. Ramble On
8. Moby Dick
9. Bring It On Home


por Rafaela Souza
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...