Exumer - Possessed By Fire (1986)



Para quem conhece e aprecia a tradicional escola do Thrash Metal alemão, sabe como o primeiro trabalho do Exumer é uma obra prima subestimada. Os garotos de Frankfurt soam da maneira que se espera e apresentam o chamado “old school” Thrash Metal, pesado, rapido e agressivo.

Dois anos antes do lançamento de “Possessed By Fire”, o grupo era até então denominado Tartaros e gravava o seu primeiro registro, uma demo com 4 faixas. No ano seguinte já como Exumer, o quarteto grava a demo intitulada “A mortal In Black”, diferentemente da sua antecessora, essa demo possui 2 canções que foram aproveitadas posteriormente no primeiro registro do grupo.

Para gravar o debut, o Exumer assina com o selo Disaster, o mesmo de bandas como Angel Dust e Mandator. A gravação não é 100%, principalmente com relação aos timbres das guitarras, que foram nitidamente prejudicadas e soam abafadas, o que é de se compreender tendo em vista os escassos recursos financeiros que a banda possuía na época.

O disco é puramente Thrash Metal, direto e simples, sem preocupações com inovações ou progressividade, a dupla de guitarristas é formada por Bernie Siedler e Ray Mensh, e fecham o quarteto Mem von Stein e Syke Bornetto, baixo/vocal e bateria respectivamente.





Sobre o trabalho vocal, podemos dizer que Mem von Stein nasceu para gravar esse disco, possuidor de uma voz rasgada e feroz, se encaixa de maneira perfeita, já que o disco é detentor de uma sonoridade muito crua e um vocalista lírico e/ou cheio de técnica não se encaixaria de maneira alguma.

O trabalho instrumental deve ser analisado como um conjunto, pois esse é o ponto forte do Exumer, o quarteto separado não é tão significativo, por outro lado quando unidos os alemães dão uma aula de Thrash Metal, riffs rápidos e curtos, bateria frenética e incansável ditando a velocidade das músicas, solos “fritados” e um baixo extremamente pesado. 

As músicas em destaque ficam por conta trinca inicial “Possessed by fire”, “Destructive solution” e “Fallen saint”, além da excepcional “Journey to oblivion”. As três composições de abertura são matadoras, todas com refrões incríveis e grudentos, principalmente a segunda canção, “Destructive solution”, além dessas 4 citadas, vale conferir as ótimas “A mortal in black” e “Silent death”, que são herança da primeira demo gravada.

A banda ainda lançaria mais um full-length nos anos 80, já sem Mem von Stein, substituído por Paul Arakaki e depois disso o grupo só gravaria outro álbum em 2012, o aguardado “Fire & Damnation”. Recentemente, em 2016, disponibilizaram o excelente “The Raging Tides”, um trabalho que vem recebendo boas críticas por parte da imprensa especializada e como fã, é muito bom ver uma banda desse nível voltando as atividades e principalmente, voltando as suas raízes.

“Possessed by fire” é um clássico, uma verdadeira “pedra preciosa” soterrada no underground, nivelado por cima e apresentando 9 faixas, onde nenhuma delas deixa a desejar, o que facilita a audição do inicio ao fim. Mais do que recomendado, é um trabalho essencial para os apreciadores do Thrash Metal.





Integrantes:

Mem von Stein- (baixo/vocal)
Bernie Siedler-(guitarra)
Ray Mensh-(guitarra)
Syke Bornetto-(bateria)

Faixas:

01. Possessed by Fire
02. Destructive Solution
03. Fallen Saint
04. A Mortal in Black
05. Sorrows of the Judgement
06. Xiron Darkstar
07. Reign of Sadness
08. Journey to Oblivion
09. Silent of Death


por Vitor Hugo Quatroque​



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...