Woslom - Evolustruction (2013)


Muito se fala sobre a fase excepcional em que o Thrash Metal vive nos dias de hoje. Se tornou corriqueiro citar bandas e mais bandas que fazem parte da nova geração do estilo e juntamente com os grupos mais consagrados, vem promovendo uma espécie de segundo auge ao gênero. Nos Estados Unidos, o nome de maior destaque é o Havok, na Grécia temos o Suicidal Angels, na Espanha o Angelus Apatrida, na Inglaterra o Evile e assim, poderíamos citar grandes bandas surgindo em praticamente todos os cantos do mundo.

O Brasil como um dos maiores celeiros de bandas desde sempre, obviamente não deixaria de revelar representantes capazes de figurar com destaque, nessa imensa lista de novos talentos. Nos últimos anos, temos visto um grande número de bandas lançando álbuns extremamente competentes em nosso país, discos que fazem frente a qualquer trabalho internacional e provam o quão frutífera é nossa cena.

Aponto o Woslom, como um dos mais promissores nomes do Thrash Metal atual. Iniciaram atividades em 1997 e batalharam durante anos no underground, lançando diversas Demo Tapes e passando por praticamente todos os reveses que uma banda poderia passar. Apenas em 2010 conseguiram lançar seu álbum de estréia e de lá pra cá, se transformaram em um das maiores expoentes brasileiros no gênero.

Com a experiência ganha em anos de palco e a maturidade adquirida com o primeiro trabalho, o ótimo "Time To Rise", eis que em 2013, o grupo apresenta o seu segundo disco, "Evolustruction". Trata-se de um registro extremamente técnico, criativo e com inúmeras referências aos grandes medalhões que surgiram nos anos 80. Nota-se claras influências de Metallica (antigo), Megadeth e Testament, porém nada que os faça soar como meras cópias, ao contrário disso, o disco mostra composições fortes, cheias de pegada e o principal, muita identidade.

Silvano Aguilera é dono de um vocal rasgado e bem característico, com um timbre que se encaixa de forma perfeita nas canções. A cozinha constituída por Fernando Oster na Bateria e na época, Francisco Stanich Jr. no baixo (substituído por Andre Melhado em 2014), formam uma parede sonora invejável, além de ser uma verdadeira aula de precisão. Os riffs e solos da dupla Silvano e Rafa Iak, acabam sendo outro ponto alto, bem marcantes e criativos, apresentando uma banda musicalmente beirando a perfeição.


Cada música contida em "Evolustruction" traz particularidades interessantíssimas e dignas de ressalvas positivas. Desde a faixa título, responsável por abrir o trabalho e possuidora de um refrão grudento, até o encerramento com "Purgatory", a mais cadenciada e pesada, o disco conta com uma coleção de momentos marcantes e composições de alto nível.

"Hunted By The Past" é bem trabalhada e possuidora de ótimos riffs, "Pray To Kill" é rápida e furiosa, enquanto "River Of Souls" possui uma ótima introdução e vai crescendo, até culminar em seu refrão explosivo. Temos ainda "No Last Chance", com o melhor solo de guitarra do registro, "New Faith", detentora de excelentes viradas e linhas de guitarra marcantes e ainda "Breathless (Justice's Falls)", que considero a melhor música não apenas de "Evolustruction", mas a melhor que a banda já concebeu. Simplesmente perfeita!

A versão nacional do CD conta com duas faixas bônus, uma versão estendida da faixa título e um cover para "Breakdown", originalmente gravada pelo Mad Dragster no álbum “Strong Mind” (2003). Este é o tipo de material que é necessário ter na coleção, merecedor de cada crítica positiva que recebeu e indicado a qualquer apreciador do Thrash Metal. Uma verdadeira obra prima do século XXI.

Atualmente o grupo trabalha na composição do sucessor de "Evolustruction", que deve ser lançado ainda em 2016 e com toda a certeza, fincará de vez o nome da banda não apenas na cena nacional, mas também deve levá-los a alçar voos mais altos. Fiquem atentos a este nome: Woslom.


Integrantes:

Silvano Aguilera (Vocal/Guitarra)
Rafael Iak (Guitarra)
Francisco Stanich Jr. (Baixo)
Fernando Oster (Bateria)

Faixas:

1. Evolustruction
2. Haunted by the Past
3. Pray to Kill
4. River of Souls
5. No Last Chance
6. New Faith
7. Breathless (Justice’s Fall)
8. Purgatory

\m/

por Fabio Reis
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...