O GUNS N' ROSES e sua reunião


O mês de abril se aproxima e com ele o festival de Coachella, que acontecerá no estado da Califórnia, EUA, entre os dias 15 e 24. Para quem acompanhou as notícias sobre Rock/Metal nos últimos meses, é simplesmente impossível estar alheio aos rumores sobre uma possível reunião da formação clássica do Guns n' Roses ser oficializada e se apresentar como headliner no evento.

O que temos de veracidade em tudo isso, é o fato de que a página oficial do Guns confirmou as apresentações no festival e quase que instantaneamente, o baixista Duff McKagan e o guitarrista Slash, postaram em suas contas do Twitter, a mesma imagem contendo o logotipo do grupo. Mais tarde, foi publicada uma nota oficial que especificava em seu conteúdo, a confirmação sobre a presença dos dois ex-integrantes nos shows. A notícia caiu como uma bomba em todos os veículos especializados e deixou os fãs ansiosos para rever os músicos que marcaram toda uma geração, juntos novamente.

O que precisamos entender, é que ter Axl Rose, Slash e Duff subindo juntos no mesmo palco, não significa de maneira alguma que a formação original ou clássica esteja reunida. Para isso, seriam necessárias as participações de Izzy Stradlin e Steven Adler ou Matt Sorum. O que até agora não foi mencionado e pelo jeito, nem será. Outro fator importante a se ressaltar é que temos apenas a confirmação de que Slash e Duff irão tocar com a banda, não sabemos se durante todo o show e muito menos, se serão novamente integrantes fixos do Guns n' Roses. Portanto, qualquer notícia sobre reunião, deve ser tratada com muito critério, nada foi oficializado e o que temos até agora, são uma série de especulações.


Para quem não conhece a história da banda, Axl e Slash romperam qualquer tipo de vínculo em 1996 e depois disso, o que presenciamos foram quase duas décadas de trocas de farpas, acusações, declarações polêmicas e muitos processos movidos por ambas as partes. Enquanto Axl Rose manteve-se por um período de alguns anos afastado dos palcos e quando retornou, apresentou uma banda totalmente desfigurada, onde nenhum dos membros originais estavam presentes e desde então, lançou um único disco, o divisor de opiniões "Chinese Democracy". A história para Slash e Duff foi bem diferente...


Os dois músicos se mantiveram em constante atividade e apresentando projetos de alto nível. Fizeram parte juntos do Velvet Revolver, que contava com o recentemente falecido Scott Weiland como vocalista e ainda, outro ex-membro do Guns n' Roses, o baterista Matt Sorum. Individualmente, foram peças centrais em outros projetos musicais, Duff foi a linha de frente da banda Loaded e mais recentemente, participa da all star band Hollywood Vampires, ao lado de nomes renomados como Alice Cooper, Joe Perry, Matt Sorum e o ator Johnny Depp. Já Slash, se lançou numa carreira solo bem produtiva e de alto nível, além disso, ainda fez diversas participações especiais em álbuns e canções de uma vasta lista de artistas consagrados.

Se devemos ter cuidado ao especular sobre um real retorno do Guns n' Roses com seus membros clássicos, devemos redobrar este cuidado ao afirmar que esta possível reunião aconteceria apenas pelo fator dinheiro. Lembro a todos que apesar das somas serem bem expressivas, falamos de músicos muito bem resolvidos financeiramente e que não precisariam de nada disso para viver até o resto de seus dias apenas de royalties.


As somas que serão depositadas nas contas de Duff e Slash, com toda certeza influenciaram na decisão de dizer sim ao senhor Axl Rose, mas é sempre bom salientar que existem muitos outros fatores. Falamos dos melhores momentos das vidas desses caras e há de se convir, separados, eles nunca alcançaram o mesmo resultado. Quem não gostaria de reviver seus melhores dias? O Guns n' Roses é um nome de peso, responsável por um número considerável de Hits radiofônicos e clássicos do Rock. Uma banda que se não tivesse existido, muitos caras como eu, talvez nem teriam despertado interesse por música pesada.

É bem verdade que atualmente, o grupo não possui 10% da relevância que já teve no rock e não produz nada de novo desde 2008. O que pode ser afirmado, é que mesmo com os vocais de Axl perdendo potência dia após dia, ver estes caras reunidos e em cima do palco, tocando seus maiores sucessos, certamente será uma imagem marcante e absolutamente nostálgica.

Se estas cenas poderão ser vistas apenas nestas duas datas ou se irão se estender por diversos shows, é algo que não sabemos ainda, mas ao menos nos dias 16 e 23 de abril, o Guns n' Roses estará no palco do Coachella, sendo por duas noites históricas, o GRANDE Guns n' Roses que um dia já foi. Com Axl, com Slash e com Duff, revivendo uma época distante, onde foram um dia chamados de "banda mais perigosa do planeta" e adicionando novos capítulos a uma das histórias de maior sucesso do Rock mundial.


"You know where fuck you are?
You're in the jungle baby
You're gonna die!!!"

\m/

por Fabio Reis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...