Síndrome do Underground


Grande parte dos amantes do Rock e Metal alguma vez já se depararam com aquele tipo de fã chato, que endeusa e idolatra determinada banda, na maioria das vezes, uma bem conhecida, que faz parte do Mainstream e possui uma carreira longa e cheia de altos e baixos. Esse tipo de "fã" se caracteriza pelo amor incondicional, idéias pré concebidas, pensamentos genéricos e na grande maioria das vezes, por total falta de conhecimento com relação ao que acontece no mundo da música pesada.

Muitos não se aprofundam nos inúmeros subgêneros que o Metal nos disponibiliza e nunca chegam a ser conhecedores profundos do assunto. Alguns por falta de influência externa, outros por pura preguiça e muitos (Muitos mesmo) por que simplesmente não querem. Conhecer aquele seleto grupo de bandas (extremamente conhecidas e "manjadas") que todos sabem quais são, já é o bastante para estas pessoas, já satisfaz suas necessidades e suprem por completo a sua busca pelo novo.

Por outro lado, há aqueles que buscam o conhecimento, que sempre querem mais, que não se auto limitam e estão a todo instante buscando novas sonoridades, novas bandas e sempre renovam a sua forma de encarar o seu gosto pela música. 

Estes que estão em constante busca, inevitavelmente se deparam com a palavra mágica chamada UNDERGROUND e fatalmente se apaixonam. Normal e entendível, afinal é absolutamente prazeroso descobrir um mundo novo de possibilidades, um universo fascinante e cheio de vida, com 'regras', pensamentos e uma filosofia diferente da habitual.

É errado embarcar de cabeça neste mundo? Descobrir milhares de novas bandas dos lugares mais remotos do planeta, muitas com trabalhos extremamente competentes e que sem dúvidas, mereceriam mais reconhecimento e atenção? É CLARO QUE NÃO. Assim como não é errado escolher ouvir o que te dá prazer, mesmo que isso signifique escutar "as mesmas 15 bandas" a vida toda.

Precisamos entender que cada pessoa possui a sua individualidade, os seus gostos e opiniões, que devem ser acima de tudo, respeitados. Da mesma forma que é muito chato um "fã xiita" do Metallica, Iron Maiden, Manowar, AC/DC ou qualquer outra, é extremamente massante lidar com pessoas que se autoproclamam os conhecedores supremos do Metal. 

A tal "síndrome do underground" acontece, quando se acha que a música se resume única e exclusivamente aos porões mais escuros, tudo que possui uma boa produção é "moderno demais" e uma banda que possui muitos fãs não é digna de interesse. Nada fora do Underground tem valor. Não vale mais a pena escutar um clássico do Accept, um álbum do Sabbath nem pensar e um hino do Slayer... É coisa do passado! Ir a um show de uma banda 'mainstream' passa a ser puro modismo e "coisa de iniciante".

Sou a favor da liberdade, não compactuo com o fanatismo exacerbado nem por parte dos amantes incondicionais dos clássicos e clichês do Metal e muito menos com aqueles que acham obra de arte, toda e qualquer álbum obscuro lançado por uma banda de pouca expressão 

Amo as bandas novas, as poucos conhecidas, as injustiçadas, as obscuras, as mais comerciais e também as que fazem parte do 'mainstream'. O meu único pré requisito ao ouvir um álbum e decidir se gosto ou não dele é AGRADAR OS MEUS OUVIDOS. Que se dane o Underground, que se dane o Mainstream, música boa é aquela que eu gosto de ouvir. 

Tá dado o papo.

\m/

Escrito por Fabio Reis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...