É um sonho de consumo descobrir por mero acaso, uma banda tão boa e talentosa como essa Steel Horse. Estávamos (Claudio Santos e eu) fazendo algumas audições em conjunto, como já é de costume, quando chegamos a este álbum.
O Steel Horse foi formado em 2007, original de Madrid, Espanha. Possui dois álbuns lançados. Este "In The Storm" e um anterior de 2009, intitulado "Wild Power". A maior frustração com relação a esta banda é saber logo de cara que encerraram as atividades neste ano. Portanto, um grupo novo, excelente e que já entra pra série "Sou pouco mas sou foda!"
Indo a audição, a sonoridade é um Heavy Metal tradicional com pitadas de Power Metal, empolgante e criativo, com solos simplesmente fenomenais de Willy Gascón e vocais soberbos do técnico e talentosíssimo Anthony. A "cozinha" não deixa por menos e se mostra muito competente tanto pela habilidade de Rubén Salvador (bateria) quanto pela categoria de Angel Muñoz "Choco" (Baixo).
A faixa de abertura "The Rebel" já é um verdadeiro deleite, andamento veloz, com ótimas vocalizações e riffs em profusão. Me lembro de comentar com o amigo Claudio, logo que começou esta canção, "Se o álbum todo seguir essa linha, ficarei muito satisfeito". Pois é, satisfação foi apenas uma das duas palavras que pode resumir esta audição, por que a outra é "Impressionado(s)".
Se "The Rebel" já causou uma ótima impressão, as faixas seguintes apenas aumentaram o sentimento de satisfação, a sequência com "In The Storm", "Cross The Edge" e "Thunderdome" foram suficientes para deixar bem claro que estávamos diante de uma banda totalmente diferenciada e que toca o fino do Metal.
Já com essa certeza firmada partimos para "Crystal Grave" e o que estava muito bom, ficou ainda melhor. Sabe aquelas faixas que te deixam de boca aberta, maravilhado? Pois então, esta é uma delas, com mudanças de andamentos, linhas de guitarra totalmente empolgantes, vocais precisos e climatizações que dão um tom totalmente épico a composição. Uma das melhores do álbum (senão a melhor).
A nossa perspectiva sobre o que viria a seguir já havia se tornado uma expectativa, e a dúvida se o trabalho poderia melhorar ou manter o mesmo nível até o final pairava no ar. Nesse ponto o Claudio fez um comentário que achei muito pertinente: "Esse álbum vem crescendo faixa a faixa, ficando melhor a cada canção". Não pude deixar de concordar e ter a certeza que ainda viriam mais algumas pérolas pela frente. E vieram mesmo!
"Land Of The Wolves" e "Live To Rock" com dois refrões simplesmente viciantes e o segundo momento épico do registro "Nocturne". Faixa cadenciada, cheia de riffs certeiros e vocais nada menos que magníficos. O trabalho encerra com a bela instrumental "The Sacred Runes" e nos deixa com a sensação de ter ouvido uma obra digna de ser chamada de "pérola".
Outro dia, li um comentário de um membro do grupo que dizia "Algumas bandas não devem retornar, pois a sua missão está cumprida e tudo que poderiam fazer de bom está feito". Prefiro crer nisso e pensar que se o Steel Horse não houvesse encerrado suas atividades, iria lançar um álbum horroroso, que nada se assemelhe com este "In The Storm", pois se pensar que mais registros como este poderiam vir a tona e não vão, o sentimento de tristeza é iminente.
Audição obrigatória. Com "Selo de qualidade Mundo Metal"
Escrito por Fabio Reis