Scar Symmetry é uma banda de Death Metal Progressivo e harmônico da Suécia. Formada em 4 de Abril de 2004 é composta por 6 integrantes atualmente, sendo eles Roberth Karlsson (Vocal Gutural), Lars Palmqvist (Vocal limpo), Jonas Kjellgren (Guitarra), Per Nilsson (Guitarra), Kenneth Seil (Baixo) e Henrik Ohlsson (Bateria). Os músicos habitualmente retratam em suas canções temas líricos como: ciência, misticismo, filosofia e ficção.
Eu os conheci em 2013, em meio há um montante de buscas que fazia na época, no qual, passei um longo período ocupado com pesquisas e descobertas intermináveis. Até que então, propus-me à analisar de forma detalhada as características da banda, e aqui concedo o meu diagnóstico um tanto quanto cirúrgico.
Para inicio de conversa, só pelo fato do conjunto ser sueco, já não é de se espantar que a qualidade de seus trabalhos sejam díspares, neste primeiro ponto não há o que se contestar, minha opinião é unânime. E se levarmos em conta o quesito, conteúdo, creio que nos dias atuais, é uma das poucas bandas que me atraem exclusivamente por abordar questões fundamentalistas, do ponto de vista e/ou âmbito temático, relacionados ao conhecimento humano e utópico, por assim dizer.
É impressionante como o Scar Symmetry, através de uma sonoridade catastrófica e concomitantemente untruosa, levanta debates filosóficos e científicos, discutidos até hoje por grandes estudiosos, como em sua última canção, recentemente disponibilizada no site: YouTube, que indaga a reflexão contemporânea sobre os limites do infinito. Bom, observando por este segundo aspecto, concluo que a banda é realmente completa.
Mas ainda resta um quesito, que é claro a sonoridade, de nada adianta os músicos terem boas intenções e ideologias fantásticas, de modo que suas composições não obtenham esta excelência característica. E é aí que todo estes atributos complementam-se, pois, além de serem obviamente admiráveis por sua virtuosidade versificadora, Scar Symmetry possui linhas e arranjos invejáveis, um sincronismo de vocais limpos e guturais inigualáveis, sem citar a técnica, sagacidade e criatividade que são marcas registradas destes suecos. Embasado em minha gnose, transitando por uma odisseia irreal e mergulhando em uma carreira notável de aproximadamente 10 anos, eu posso assegurar com todo o critério que o Scar Symmetry é hoje um acervo singular de músicas e conceitos paradigmáticos.
Nunca fui tão a fundo em uma aventura no universo musical e por conseguinte nunca achei que fosse ser novamente surpreendido, depois de já ter escutado de tudo um pouco nesse Mundo do Metal, e é isso que é o incrível, por mais que você pense que encontrou os músicos mais extraordinários no gênero, surge algo completamente vigoroso, contextual, original e com um frescor de renovar a Alma, nos leva a novos ares de experimentação, implicando que o nosso conhecimento à respeito da música como um todo sempre será infindável.