Muitos estão falando no momento, do novo álbum de estúdio dos mestres do Heavy Metal britânico Judas Priest, o intitulado “Redeemerof Souls”, lançado no dia 11 de julho através da gravadora Sony Entertainment. Honestamente, achei o disco apenas mais um registro na carreira do grupo e creio que não acrescente nada de muito relevante na discografia da banda, sendo apenas um trabalho mediano se comparado a tantos grandes álbuns que já realizaram e funciona apenas para cumprir tabela. Entretanto não é sobre o último álbum do Judas Priest que vou falar agora, mas sim de um dos maiores e mais importantes trabalhos da banda, o sensacional “Screaming for Vengeance”, o oitavo disco de estúdio dessa verdadeira lenda do Metal, lançado em 14 de julho do longínquo ano de 1982, através do selo da Columbia Records. Hoje, esse grande petardo do Heavy Metal completa o seu aniversário de 32 anos e uma comemoração como essa não poderia passar em branco, não é mesmo?!
Apresentando uma arte de capa chamativa e bem interessante, o disco abre com as guitarras hipnóticas da bela introdução “The Hellion” que logo abrem caminho para um dos maiores “singles” e clássicos de toda a carreira da banda, a fenomenal “Electric Eye”, que nos brinda com riffs certeiros e grandiosos solos de guitarra da dupla de guitarristas K. K. Downing e Glenn Tipton, um deslumbrante trabalho de “cozinha” de baixo e bateria dos músicos Ian Hill e Dave Holland, além dos vocais sempre excepcionais do eterno “Metal God” Rob Halford. Costumo dizer que é praticamente impossível ouvir essa faixa sem a sua introdução que registra a abertura do álbum. Ambas as faixas se combinam e formam praticamente uma única e fantástica música. A bateria de Dave Holland conduz ao início da empolgante terceira faixa, “Riding on the Wind”. Uma enxurrada de riffs, solos e vocais esmagadores ecoam pelos autofalantes e atingem os ouvintes em cheio.
“Bloodstone” vem logo após e já possui um andamento mais cadenciado, mas não deixa o disco enfriar e nos presenteia novamente com uma boa dose do mais tradicional Heavy Metal, repleta de riffs e arranjos brilhantes. A faixa seguinte é também um dos “singles” do álbum, “(TakeThese) Chains”, uma faixa mais melódica e que abre de forma bem lenta e vai ganhando peso e velocidade com o passar dos minutos. Mais uma vez temos um desempenho sempre competente de Rob Halford e Cia. que jamais desapontam. As guitarras de Tipton e Downing abrem a sexta faixa, “Pain and Pleasure”. Mais uma vez possuindo um ritmo contido e moderado, recebemos mais uma boa dose de bons riffs, vocais impecáveis, belos solos de guitarra e um eficiente trabalho de baixo e bateria. Após algumas faixas cadenciadas, a voz potente de Halford rasga os autofalantes e introduz ao ouvinte a fabulosa e veloz faixa-título, “Screaming for Vengeance”, um legítimo Speed Metal composto de riffs brilhantemente afiados, solos impressionantes e repletos de “feeling”, “cozinha” de bateria e baixo altamente vigorosa e soberba, além de vocais incrivelmente agudos e poderosos. Uma das melhores faixas do álbum, sem dúvida!
Eis que é a vez de outro dos maiores clássicos do Judas Priest dar as caras. “You've Got Another Thing Comin'” é uma empolgante e cadenciada faixa repleta de riffs e solos caprichadíssimos, levada empolgante, refrão poderoso e um vocal primoroso que somente a banda pode proporcionar. Esse clássico é também um dos “singles” e possui um videoclipe gravado no IbizaSoundStudios, na Espanha e mixado em BeejayRecordingStudios e BayshoreRecordingStudios, na Flórida. Dedilhados suaves abrem a bela “Fever”, canção que novamente mostra um grandioso trabalho de cada música, possuindo um extraordinário trabalho instrumental e vocal, brindando os ouvinte mais uma vez com riffs e solos cintilantes, rico desempenho de baixo e bateria e um surpreendente vocal de Rob Halford, que alterna o seu tom sempre de forma competente e proporcionando momentos realmente cativantes a todos. O disco encerra com a igualmente sensacional “Devil'sChild”. Aqui nós temos mais uma dose maciça de riffs e solos esplêndidos, “cozinha” incorrigível de baixo e bateria e vocais fenomenais do início ao fim. Em suma, a banda executa novamente um estupendo trabalho que apenas surpreende ainda mais os ouvintes e encerra esse grande álbum de estúdio majestosamente.
“Screaming for Vengeance” foi relançado em 2001 e 2012 e incluía faixas bônus, como a até então inédita “Prisoner of Your Eyes”, gravada durante as sessões do álbum “Turbo”, de 1985, além de versões ao vivo de outras músicas do álbum. É curioso saber também que havia uma faixa intitulada “Fight for Your Life” que foi escrita e gravada originalmente para esse álbum, porém, não integra a versão final do disco. Essa faixa sofreu alterações e foi rebatizada como “Rock Hard Ride Free” e faz parte do igualmente clássico e fenomental “Defendersofthe Faith”, registro de estúdio lançado dois anos depois. A versão original seria usada como faixa bônus da reedição do álbum “Killing Machine”, em 2001. Sucintamente, “Screaming for Vengeance” é não apenas um dos grandes êxitos da carreira do Judas Priest, como também é um dos trabalhos mais geniais já lançados no Heavy Metal mundial. Uma obra prima atemporal e cuja importância é indescritível e inegável.
Tracklist:
02. Electric Eye
03. Ridingonthe Wind
04. Bloodstone
05. (TakeThese) Chains
06. PainandPleasure
07. Screaming for Vengeance
08. You'veGotAnotherThingComin'
09. Fever
10. Devil'sChild
Lineup:
Rob Halford (Vocal)
K. K. Downing (Guitarra)
Glenn Tipton (Guitarra)
Ian Hill (Baixo)
Dave Holland (Bateria)
Escrito por David Torres Dos Santos