Judas Priest - "Stained Class" (1978)

Mundo Metal [ Álbuns Aniversariantes ] 


No sábado passado quarto álbum de estúdio dos britânicos do Judas Priest completou 40 anos de seu lançamento. Gravado entre outubro e novembro de 1977 no Chipping Norton Recording Studios, em Oxfordshire (exceto “Better By You, Better Than Me”, que foi no Utopia Studios, em Londres), “Stained Class” é considerado um dos maiores clássicos da vasta discografia dos “Metal Gods”.

Produzido por Dennis Mackay e pela própria banda, além de James Guthrie que foi o produtor de “Better By You…”, o trabalho mostrou-se uma produção mais limpa e nítida em relação aos trabalhos anteriores do Priest. Além disso, todas aquelas influências do rock progressivo e pitadas de blues oriundas dos álbuns anteriores também desapareceram em “Stained Class”, que marca a transição da banda do Hard Rock para o Heavy Metal propriamente dito, assim, levando mais peso para as suas músicas.

Curiosamente, este é o único disco do Judas Priest que tem composição criada por todos os integrantes da banda. O baixista Ian Hill, por exemplo, foi um dos co-criadores de “Invader”, enquanto o, então, baterista Les Binks contribuiu na autoria de “Beyond The Realms Of Death”. Após este álbum, o processo de criação das músicas sempre predominou entre Rob Halford, K.K. Downing e Glenn Tipton.

Aliás, no disco anterior – “Sin After Sin” (1977) -, o grupo optou em contar com os serviços de Simon Phillips nas gravações. Porém, na turnê, o baterista escolhido foi Les Binks. Os integrantes do Priest ficaram tão impressionados com a performance dele, que pediram para que o músico ficasse. Assim, Binks foi o titular das baquetas nas gravações de “Stained Class”, “Killing Machine/Hell Bent For Leather” (1978) e do ‘live’ “Unleashed In The East”, de 1979.

Liricamente, “Stained Class” é o trabalho que mais traz temas sombrios e violentos do quinteto britânico. Como podem ser visto em temas como “Saints In Hell”, que fala sobre o inferno; “Savage”, que aborda sobre as brutalidades atribuídas a tribos nativas pelo colonialismo; “Heroes End”, que lamenta as inúmeras pessoas feitas em lendas por morte prematura; além da faixa-título que fala sobre o homem sendo corrompido. Além disso, há o famoso cover do Spooky Tooth – “Better By You, Better Than Me” -, que deu uma tremenda “dor de cabeça” na banda.

No verão de 1990, o Judas Priest sofreu um processo de ação civil em que os pais de dois jovens alegaram que os rapazes foram induzidos a cometer suicídio por conta de suposta mensagem subliminar que “Better By You, Better Than Me”. Porém, um deles disparou a arma contra a própria cabeça, mas conseguiu sobreviver mais três anos. A mídia da época usou o episódio para impor um grande sensacionalismo contra o grupo. No entanto, nada ficou provado contra o Judas Priest ou que eles tenham incentivado a prática de suicídio. É provável mesmo que as causas possíveis do suicídio eram que eles sofriam abuso.


O incidente envolvendo os dois sujeitos aconteceu em 23 de dezembro de 1985, quando os jovens James Vance, de 20 anos, e Raymond Belknap, de 18, passaram horas e horas bebendo, fumando e supostamente estariam escutando Judas Priest na cidade de Sparks, Nevada, nos EUA. Depois do “porre”, os dois teriam ido ao parque, que ficava próximo de uma Igreja, munidos de uma espingarda calibre 12 dispostos a tirarem suas próprias vidas. Belknap puxou o gatilho contra o próprio queixo e morreu na hora. Já Vance, após atirar contra si próprio, conseguiu sobreviver com graves lesões faciais, porém, devido às complicações, faleceu três anos depois.

A capa foi feita por Roslav Szaybo, que introduziu o logotipo clássico da banda, substituindo o logo de estilo gótico das versões anteriores.

A revista britânica Metal Hammer, em 2004, classificou “Stained Class” como o mais pesado álbum de Metal de todos os tempos.

Em 2001, o disco foi remasterizado e acrescido de duas faixas bônus. A primeira delas é “Fire Burns Below”, gravado durante as sessões de “Ram It Down”, em 1988, com Dave Holland na bateria. Enquanto a segunda canção é uma versão ao vivo de “Better By You, Better Than Me” gravado em 13 de setembro de 1990 no Foundations Forum, em Los Angeles, Califórnia, com Scott Travis nas baquetas.

Com certeza, se você curte os clássicos do “Metal Gods”, esse é um de seus álbuns favoritos. Obrigatório em qualquer coleção para quem aprecia o bom, velho e clássico Heavy Metal.

Faixas:

1. Exciter (Halford / Tipton)
2. White Heat, Red Hot (Tipton)
3. Better By You, Better Than Me (Wright)
4. Stained Class (Halford / Tipton)
5. Invader (Halford / Tipton / Hill)
6. Saints In Hell (Halford / Downing / Tipton)
7. Savage (Halford / Downing)
8. Beyond The Realms Of Death (Halford / Binks)
9. Heroes End (Tipton)
Faixas bônus:
10. Fire Burns Below (Halford / Tipton)
11. Better By You, Better Than Me (live) (Wright)

Formação: 

Rob Halford: voz
K.K. Downing: guitarras
Glenn Tipton: guitarras
Ian Hill: baixo
Les Binks: bateria

Dave Holland: bateria em “Fire Burns Bellow”
Scott Travis: bateria em “Better By You, Better Than Me”

Redigido por Rodrigo N. Fiuza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...