Lançamento: Gruesome - “Dimensions Of Horror” (2016) (EP)


Dizer que Chuck Schuldiner deixou um legado monstruoso no Metal é uma redundância de proporções quase estratosféricas, entretanto é sempre muito importante pontuar tal feito, pois o Metal Extremo evoluiu monstruosamente após o surgimento do Death, banda que certamente foi uma das mais emblemáticas da história do gênero repulsivo e visceral batizado de Death Metal. Muitos anos após o lançamento de clássicos como “Scream Bloody Gore” (1987), “Leprosy” (1988) e “Spiritual Healing” (1990), o trabalho de Schuldiner permanece sendo reverenciado e homenageado por diversos artistas. Tendo isso em mente, temos o quarteto estadunidense Gruesome.

Formada em 2014 por Matt Harvey (vocal e guitarra), Daniel Gonzales (guitarra), Robin Mazen (baixo) e Gus Rios (bateria), a banda produziu duas demos no mesmo ano de seu surgimento, além de um estonteante álbum de estúdio, o esmagador “Savage Land”. Trazendo uma sonoridade que é indubitavelmente um tributo aos dois primeiros álbuns do Death, o grupo chamou a atenção dos amantes do Old School Death Metal e o disco foi considerado por muitos como um dos melhores trabalhos do estilo naquele ano. Depois de um hiato de dois anos, o grupo ressurge com um EP tão maravilhoso como o seu debut, “Dimensions of Horror”. O registro, lançado em 16 de maio desse ano, através do selo Relapse Records, traz novamente uma ilustração de capa grotesca e primorosa, mais uma vez uma cortesia do renomado artista Ed Repka, além de seis faixas absolutamente fantásticas e devastadoras. 

Um riff poderoso e grudento inicia “Forces of Death”, a faixa de abertura desse pequeno e mortal trabalho. Em questão de segundos, nossos tímpanos são martelados impiedosamente por uma sinfonia vil e malevolente. Palhetadas insanas, uma “cozinha” implacável e visceral e vocais pútridos e guturais compõem a receita do quarteto, que continua com a sua incansável e bela homenagem a cultuada banda do eterno “filósofo” do Death Metal. A segunda faixa, “Raped by Darkness”, é ainda superior e já se inicia com arranjos intrincados. Nela, temos variações de andamento bem construídas e alucinantes e a sua atmosfera é monstruosamente sufocante. O título da canção também é perfeito, pois traduz toda a crueza que a letra e o som pedem. É muito importante mencionar que a letra da música foi inspirada no clássico filme de terror “The Evil Dead – A Morte do Demônio” (1981).

Brindando a todos com mais sangue e podridão, surge “Amputation”, uma paulada cortante e mortal que não desapontará nenhum fã de som brutal e direto ao ponto. “Hellbound”, a quarta faixa, se inicia com um riff cadenciado que remete totalmente a “Infernal Death”, a faixa de abertura de “Scream Bloody Gore” (Death) e em seguida introduz mais uma boa dose do mais genuíno Old School Death Metal. Indecente. Cru. Mortal. Perfeito!  O registro prossegue com “Seven Doors”, cujo riff inicial é extremamente convidativo e conduz o ouvinte a mais uma composição visceral e de muito bom gosto, mesclando passagens cadenciadas com momentos frenéticos e destruidores. Incumbida de encerrar o disco, temos uma faixa título de primeira. “Dimensions of Horror” apresenta um riff inicial bem construído e um trabalho de guitarras fantástico, como um todo. Pra variar, não faltam mudanças de ritmo e todos os integrantes se destacam individualmente. 

Sucintamente, “Dimensions of Horror” entrega exatamente o que o ouvinte de Death Metal espera ao ouvir um trabalho do estilo. Músicas completamente sujas, violentas, bem arquitetadas e viciantes integram esse pequeno registro, que certamente figurará entre os melhores trabalhos do gênero lançado nesse ano tão produtivo para a música pesada. Por fim, se você é fã de Death Metal e/ou Metal Extremo como um todo e ainda não ouviu essa banda, faça um favor a si mesmo e a seus ouvidos e confira o trabalho desse quarteto. 



Integrantes:

Matt Harvey (vocal/guitarra)
Daniel Gonzalez (guitarra)
Robin Mazen (baixo)
Gus Rios (bateria)

Faixas:

1. Forces of Death 
2. Raped by Darkness 
3. Amputation 
4. Hellbound
5. Seven Doors 
6. Dimensions of Horror

por David Torres
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...