Karburalcool - “Karburalcool” (2013)



Essa é a historia de uma banda nascida no interior paulista, longe da capital e dos grandes centros nacionais do Heavy Metal, um grupo que grava e compõe de forma independente, repetindo a luta de muitos nomes pertencentes ao underground, diretamente de Presidente Prudente, lhes apresento a Karburalcool.

Em 2013, pouco mais de uno após o inicio das atividades, o grupo adentrava os estúdios de gravação para preparar o seu primeiro trabalho, o debut autointitulado. Com uma pegada forte e uma sonoridade pesada, conseguem demonstrar identidade própria com uma mistura de elementos que abrangem o Rock N' Roll, Heavy Metal e até mesmo, elementos do Thrash Metal.

O disco conta com as participações especiais do baterista Ricardo Confessori (Shaman e Angra) e do vocalista Rogério Fernandes (Carro Bomba), grandes nomes do cenário nacional que somam ainda mais qualidade ao álbum e também servem de referência para o disco dos prudentinos. Tais participações ocorrem nas faixas “De Braços Cruzados” e “Em Busca Do Que Se Perdeu” respectivamente.

Tecnicamente, a qualidade individual de cada um dos músicos é evidente e começo destacando as guitarras de Shinoby. Espere por riffs fortes e pesados, além de solos técnicos que variam entre os mais rápidos e virtuosos, até os mais lentos e repletos de feeling.  

A parte rítmica formada pelo baixo de Lucão e a bateria de Marcelo Zureba, formam um trabalho muito coeso que guia e gerencia muito bem o andamento das musicas, as linhas de baixo são bem audíveis e com o “feeling” necessário. Na abertura da faixa “Karburalcool”, podemos conferir o que a dupla é capaz de fazer.



Nos vocais, Ricardo Girardi esbanja técnica e habilidade com a voz, sabendo administrar muito bem a troca de estilos entre o “rasgado” e agressivo, para uma interpretação mais limpa. Um dos pontos de maior destaque do registro é justamente a capacidade do vocalista em transmitir varias emoções como revolta esperança e raiva.

Mesmo sendo uma banda nova, tem em seu currículo a abertura de shows para gigantes do calibre de Krisiun, Carro Bomba, Golpe de Estado, Torture Squad e Raimundos, além da participação do trio feminino Nervosa, como banda de abertura em um de seus shows.

Um fato que merece um capítulo a aparte nessa historia são as letras, o leitor que espera apenas temas como bebedeiras e boemia pode se surpreender ao saber que com exceção da faixa título, todas as outras 5 musicas possuem temática séria e apresentam críticas duras sobre várias áreas da sociedade brasileira, retratando muito bem o momento complicado do nosso país nos últimos anos.

As faixas mais chamativas, são as já citadas “Em Busca Do Que Se Perdeu” e “De Braços Cruzados”, adjuntas de “Santa Hipocrisia” e “Karburalcool”, sendo que essa última ganhou um vídeo clipe que conta com mais de 13.000 visualizações no YouTube. 

Em 2015, a banda liberou o seu ultimo trabalho, o EP “Defeitos Humanos” que traz três musicas inéditas, além de ser o primeiro registro com a nova formação. O material serviu como uma amostra de como o próximo disco deve soar. “Kaos” nome do novo petardo, tem previsão de lançamento ainda para 2016 e marcará a estreia do guitarrista Bruno Lima.

Banda extremamente promissora e que merece a atenção de todos os headbangers. Para finalizar, eia a frase usada pela banda e que resume muito bem a história do conjunto: “Contra tudo e contra todos, no meio do tiroteio, ao som dos potentes motores e guitarras de rock n´roll, surge a banda Karburalcool!”








Integrantes: 

Ricardo Girardi (Vocal)
Fachiolli (Guitarra)
Shinoby (Guitarra)
Lucão (Baixo)
Marcelo Zureba (Bateria)


Faixas:
1 - Santa Hipocrisia
2 - Rodas da Vida
3 - Negócio Fechado
4 - Em Busca Do Que Se Perdeu (Part. Rogério Fernandes)
5 - Karburalcool
6 - De Braços Cruzados (Part. Ricardo Confessori)
7 - Heavy Metal Mania – (Holocaust Cover)



por Vitor Hugo Quatroque
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...