Holy Dragons - "Civilizator" (2016)



Para os que acompanham e gostam do esporte mais popular no Brasil, é corriqueiro ouvir o famoso dito de que "O futebol é uma caixinha de surpresas". Vou adaptar a frase e para fazer a indicação deste disco, vou afirmar,  futebol nada! O Metal sim é uma caixinha de surpresas. Quando penso que mais nada no mundo da música pesada me surpreenderia, eis que me deparo com este "Civilizator", o mais novo álbum da banda Holy Dragons. 

Para que os amigos entendam a surpresa que tive, vou inverter a minha sequência normal e dissertar primeiramente sobre o disco em si, para depois dar mais detalhes sobre o grupo e sua trajetória.

"Civilizator" foi lançado no dia 15 de abril de 2016 e apresenta um Heavy/Power Metal dos mais competentes. Desde a primeira até a última faixa do disco, somos fisgados imediatamente por harmonias pra lá de interessantes e além do trabalho primoroso realizado pelos guitarristas Jurgen Thunderson e Chris Caine, ainda temos os vocais de Alexander Kuligin, técnicos, agradáveis e com um timbre bem forte.

Algumas composições conquistam o ouvinte logo nas primeiras audições, casos da faixa de abertura "Civilizator", direta e detentora de um belo solo, "Through The Walls Of Lies" possuidora de um dos refrões mais grudentos do registro, "Blossoming Sakura" dona da melodia mais marcante do trabalho e "Hawker hurricane", com um ritmo viciante. Todas as citadas já valem a audição, mas os dois maiores destaques ficam por conta das excepcionais "Bat Bomb" e "My Fear (Litany)", ambas com riffs matadores e partes instrumentais inspiradíssimas.

Constatando a qualidade do material e já decidido a resenhar o álbum, parti para a parte crucial de uma análise, a pesquisa. Foi nesse ponto que me surpreendi totalmente com a Holy Dragons. Primeiramente por seu país de origem, o "todo poderoso" Cazaquistão e depois, pelo tempo que a banda está na ativa, desde 1995, portanto um grupo com mais de 20 anos de carreira.



Eu poderia jurar que se tratava de uma banda da nova geração e após descobrir que esses caras possuem nada menos que 17 (DEZESSETE) álbuns em sua discografia, me dei conta de como esse universo é maravilhoso. Me aprofundei um pouco mais e parti para algumas audições de alguns dos registros mais antigos e vejam só, mais uma curiosidade inesperada, de 2003 à 2009, o grupo lançou 8 discos cantados em sua língua pátria, o russo.

Particularmente, adoro ser surpreendido dessa forma, mas ao mesmo tempo que é fantástico constatar que o Metal se faz presente nos lugares mais inóspitos, sinto uma tristeza profunda em ver uma banda com um trabalho tão digno, sendo uma ilustre desconhecida para a maior parte dos headbangers. 

É claro que muitos fatores influem pra que grupos como este, com tantos álbuns lançados e duas décadas em atividade, sejam relegados aos porões escuros do underground, mas é necessário que as bandas entendam o quanto ferramentas como a internet podem ajudar a fazer uma boa divulgação de seus trabalhos. Os grandes nomes não ganharam reconhecimento apenas por tocarem música de qualidade, é preciso usar tudo o que estiver ao alcance para que algo diferente aconteça.

Recomendo a audição de "Civilizator" e também uma boa garimpada nos trabalhos anteriores. Ótima banda!


Confira o mais recente disco através do link:


https://soundcloud.com/fabio.../holy-dragons-my-fear-litany


Integrantes:

Alexander Kuligin (vocal)
Jurgen Thunderson (guitarra)
Chris Caine (guitarra)
Ivan Manchenko (baixo)
Antonio Repablo (bateria)

Faixas:

 1. Civilizator
 2. Singularity
 3. Through the Walls of Lies
 4. Bat Bomb
 5. My Fear (Litany)
 6. Secret Friend
 7. No Oil – No War
 8. The Long Earth
 9. Blossoming Sakura
10. Hawker Hurricane
11. Emptiness (The Void)
12. Stop the War


por Fabio Reis
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...