Deep Purple - "Burn" (1974)


Em 1973 Deep Purple passou por mudanças em sua formação, saindo do grupo Ian Gillan e Glover dando fim á “fase II” da banda. O baixista Glenn Hughes foi o primeiro recrutado e houve uma hipótese de permanecerem em um grupo de quatro membros, porém não desdenharam a ideia de ter dois vocais na banda, em consequência disso os empresários da banda recebiam várias fitas cassetes de diversos artistas, mas uma delas era de um jovem rapaz que cantava desde seus quinze anos, este jovem era David Coverdale. 

Durante seis horas Coverdale fez seu teste, onde foram tocados materiais do Deep Purple e outras canções conhecidas, após o teste, o grupo saiu para beber e decidiram que seria o jovem gordinho.

Em setembro de 1973, a banda ficou por duas semanas no Castelo de Clearwell para compor, Coverdale que só tinha experiência em gravar demos, compôs quatro letras diferentes para a música que seria a “Burn”, uma delas chegou a se chamar “The Road”. Logo após esse processo de composição das músicas a fase III do Deep Purple foi apresentada á imprensa inglesa e em Novembro o disco Burn foi gravado em Montreux, mas com lançamento em Fevereiro de 1974. 


Burn contém a velocidade e técnica de Blackmore nas guitarras e o dueto perfeito de Hughes e Coverdale nos vocais, além de possuir uma sonoridade de Hard Rock com pitadas de Funky introduzidas por Glenn Hughes que Blackmore mesmo que a principio não sendo a favor acabou aceitando, pois o estilo estava nas paradas de sucesso da época, mas era contra por não fazer parte dos elementos de sonoridade do Deep Purple. 

Em 2004 foi lançada uma edição de aniversário do álbum, contando com a música “Coronarias Redig” como faixa bônus, pois na época de gravação do álbum não foi incluída ela fazia parte apenas como lado B do single “Might Just Take Your Life”, a edição de aniversário também conta com remix das faixas “Mistreated”, “You Fool No One”, “Sail Away” e claro com a faixa título “Burn”.


Integrantes: 

David Coverdale (voz principal)
Ritchie Blackmore (guitarra)
Glenn Hughes (baixo e voz)
Jon Lord (teclados)
Ian Paice (bateria)


Faixas:

01. Burn
02. Might Just Take Your Life
03. Lay Down, Stay Down
04. Sail Away
05. You Fool No One
06. What's Goin' On Here
07. Mistreated
08. "A" 200


por Rafaela Souza
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...