As "polêmicas" que tiram seu foco da música


2016 vem sendo inegavelmente um ano de grandes lançamentos. Álbuns de excepcional qualidade vem sendo apresentados ao público e os destaques variam desde os trabalhos que refletem a boa fase de alguns ícones do estilo, até discos surpreendentes de nomes pouco expressivos pertencentes a nova safra do Metal.

Assim como o ano pode ser considerado um exemplo se pensarmos em produção de música de alto nível, também temos que admitir que músicos de grande renome vem caprichando nas polêmicas e assuntos totalmente aleatórios aos seus trabalhos artísticos. 

Tais atos geram uma reação em cadeia, pois os grandes sites, revistas e programas especializados em levar informações aos headbangers, ficam entupidos de notas e matérias referentes a fofocas, picuinhas, excentricidades e temas que refletem a vida particular dos músicos e cada vez menos, temos pessoas sendo atraídas por conteúdo musical, artigos sérios e curiosidades realmente pertinentes. A cada dia, mais notícias sensacionalistas transformam o mundo da música pesada numa enorme revista Contigo e isso só acontece por um único motivo, por que você insiste em dar a sua atenção a tais acontecimentos. 

O caro amigo que frequenta dezenas de sites especializados em Rock/Metal e está investindo o seu tempo nesta leitura, conseguiria formular uma lista com 10 à 20 álbuns lançados em 2016? Alguns poucos conseguiriam e muitos outros não, isso é bem relativo, mas a maior parte dos leitores certamente conhece todos os detalhes da separação entre Ozzy e Sharon, está acompanhando a troca de farpas entre Gene Simmons, Paul Stanley e Nikki Sixx ou quem sabe, debateu fervorosamente se a cantora Vanuza iria processar ou não o Black Sabbath (mesmo que nem ela tenha cogitado isso)...

Vejam bem, existe um mecanismo responsável por fazer o mundo da música funcionar, é como uma engrenagem. Principalmente no mainstream, a vida privada é praticamente inexistente e muitas vezes por escolha própria dos músicos. Pensem, por que vocês acham que todos os detalhes sobre a separação de Ozzy são conhecidos pela mídia? Por que os integrantes do Kiss fazem declarações polêmicas?


Não sejamos ingênuos, tudo isso ocorre por que eles sabem que isso vai render visibilidade, status e mesmo sem mencionar absolutamente nada sobre o que deveria ser o principal produto (a sua música), esses caras se mantém como o centro das atenções nas principais mídias. 

Vamos imaginar por alguns momentos, que nós headbangers, fossemos menos hipócritas, menos "críticos seletivos" e mais coerentes ao ponto em que simplesmente deixássemos de buscar, clicar ou acessar fofocas a respeito de rockstars. Você já pensou no que aconteceria?

Se lembra da engrenagem acima citada? A mídia faz parte dela e publica o que o seu público alvo procura, sendo assim, sem demanda, automaticamente o foco mudaria e ao invés de você ler o próximo capítulo da novela Ozzy, poderia ser informado que bandas como Iron Spell, Grand Magus, Lost Society ou a brasileira Woslom, lançaram ótimos discos. 

Ao invés de simplesmente postar a próxima "bomba jornalística" com meia dúzia de linhas escritas, onde alguma frase de efeito meticulosamente implantada para chamar a sua atenção, os redatores teriam que buscar conteúdo e adquirir conhecimento de verdade. Ao invés de você abrir um portal gigante e conceituado apenas para ler 20 notas em destaque sobre os mesmos astros de sempre, você iria expandir os seus horizontes e descobrir que existe vida além do Metallica e do Black Sabbath.


Não quero aqui estipular nenhuma "nova regra", o Metal já está cheio delas. Mas o questionamento que gostaria de deixar é o seguinte: 

Temos uma ferramenta esplendorosa em nossas mãos, a internet, nela existem algumas páginas com conteúdo fantástico, porém o que observo é um fenômeno bisonho. Se não fosse trágico seria cômico, mas basta aparecer a palavra "polêmica" e o nome de um rockstar qualquer no título de uma matéria, para a mesma receber milhares de visualizações e um debate sem fim se iniciar. Por outro lado, quando um redator faz uma indicação ou escreve um artigo sobre uma banda excepcional, porém ainda pouco conhecida, as pessoas não dão a mínima, simplesmente ignoram trabalhos sérios que merecem muito mais atenção. Até quando headbangers?

por Fabio Reis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...