Suffocation - Human Waste (1991)


24 anos do implacável Ep Human Waste

Que o Suffocation é uma verdadeira instituição do Death Metal não tem o que discutir, não é mesmo? Pois é, e hoje, “Human Waste”, o clássico “EP” dos norte-americanos completa 24 anos. Considerado a segunda Demo da banda e lançado em 01 de maio de 1991, “Human Waste” possui uma interessante capa ilustrada por Ron Spencer e posso afirmar que esse pequeno, porém brutal registro já demonstrava que a banda não estava para brincadeira, trazendo uma sonoridade violentíssima do início ao fim. Definitivamente não temos uma banda ou álbum para ouvidos sensíveis em mãos. Também é importante mencionar que esse é o primeiro álbum lançado pela hoje bem conhecida gravadora Relapse Records.

A carnificina se inicia com a perversa “Infecting the Crypts”, com os “riffs” infames e pesadíssimos da dupla de guitarristas Doug Cerrito e Terrence Hobbs, acompanhados pela truculenta e impiedosa bateria de Mike Smith e pelos guturais malevolentes de Frank Mullen. É uma faixa de abertura matadora e um tremendo clássico da carreira do Suffocation, com trechos mais cadenciados que levam qualquer apreciador de Metal Extremo a “banguearem” sem parar, além de possuir mudanças de andamento interessantes e linhas de baixo interessantes de Josh Barohn, especialmente próximo ao encerramento da música.

A impetuoso “Synthetically Revived” vem logo a seguir, ainda mais agressiva e suja. Essa composição, aliás, chegou a ganhar um videoclipe promocional. Um perfeito arregaço de pouco mais três minutos de duração! Um urro grotesco de Frank Mullen rasga os alto-falantes e inicia “Mass Obliteration”, mais um massacre nefasto infestado de palhetadas intimidadoras, e uma levada hedionda de bateria.


A bateria infame e vil de Mike Smith dá o ponto de partida para o “groove” insano e esmagador de “Catatonia”, uma faixa que se inicia de forma mais arrastada, composta por uma “cozinha” de bateria e baixo macabra e formidável, acompanhada por “riffs” sempre precisos e por vocais monstruosos. Não demora muito para ela ganhar ainda mais velocidade e peso. Novamente temos alguns solos arrepiantes e vorazes. Particularmente, uma das minhas faixas favoritas do registro, ao lado da primeira. A próxima música, “Jesus Wept”, é uma tempestade atroz, sem mais, mais uma grande aula de brutalidade. Encerrando essa obra assombrosa, temos a faixa título, “Human Waste”, uma devastação com pouco menos de três minutos de duração, se iniciando com a épica e atmosférica introdução do clássico filme de terror “Hellbound: Hellraiser II” (1988). Sem muita demora, a pancadaria é retomada e somos bombardeados por mais “riffs” viscerais e angustiantes. Ainda que seja uma versão Demo, é uma música avassaladora, não ficando nada atrás do que já se ouviu até agora.

“Human Waste” é uma pérola estupenda e após o lançamento desse grande trabalho, o Suffocation continuou lançando álbuns fantásticos, construindo uma carreira sólida e invejável dentro do cenário do Death Metal. As composições desse registro foram regravadas em outros lançamentos da banda, com uma qualidade e produção evidentemente superiores, entretanto, esse grande “EP” merece ser ouvido diversas vezes por todos aqueles que apreciam Metal Extremo em geral, especialmente o Old School Death Metal, sujo, direto e brutal.


Tracklist:

01. Infecting the Crypts
02. Synthetically Revived
03. Mass Obliteration
04. Catatonia
05. Jesus Wept
06. Human Waste (Demo Track)


Lineup:

Frank Mullen (Vocal)
Terrance Hobbs (Guitarra)
Doug Cerrito (Guitarra)
Josh Barohn (Baixo)
Mike Smith (Bateria)


Escrito por David Torres

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...