Death - Spiritual Healing (1990)


Death: Pútrida Cura Espiritual: Os 25 anos de Spiritual Healing


Após terem lançado dois grandes clássicos incontestáveis do Death Metal, “Scream Bloody Gore” (1987) e “Leprosy” (1988), os norte-americanos do Death retornam com ainda mais força e criatividade em seu terceiro registro de inéditas, o espetacular “Spiritual Healing”. Hoje, 16 de fevereiro, essa magnífica obra do Metal Extremo completa o seu aniversário de 25 anos. Lançado no ano de 1990 pelo selo da extinta Combat Records e contando com a co-produção do experiente Scott Burns (Terrorizer, Sepultura, Cannibal Corpse, Obituary), esse registro traz ainda mais técnica, “feeling” e arranjos mais elaborados que os dois trabalhos anteriores da banda, sendo um trabalho menos sujo e visceral, entretanto possuindo um padrão de qualidade à altura. 

Gravado e mixado nos estúdios de Morrisound Recording, em Tampa, Florida (EUA) e novamente trazendo uma belíssima arte de capa concebida pelo talentosíssimo ilustrador Edward J. Repka, o disco se inicia com “Living Monstrosity”, uma esmagadora faixa de abertura que já entrega palhetadas afiadíssimas, aliadas a um estupendo desempenho da “cozinha” de bateria e baixo e vocais perfeitamente urrados por Chuck Schuldiner. Logo nessa primeira faixa temos mudanças bruscas de andamento, brilhantemente construídas, por sinal, trazendo uma atmosfera surreal que cai como uma luva no final. Os solos também são alucinantes e vertiginosos. “Riffs” pesados e arrastados iniciam a segunda faixa do álbum, “Altering The Future”. Aqui nós temos furiosas levadas de bateria que passam por mudanças criativas ao longo da música, além de solos de guitarra repletos de “feeling” e urros ainda mais macabros e intensos. Quando Schuldiner urra o nome da canção, sente-se um arrepio genuíno na espinha. Simplesmente devastador!


A banda dá continuidade ao trabalho com “Defensive Personalities”, música que conta novamente com um desempenho nervoso e estupendo de cada integrante. Os pedais duplos de Bill Andrews são estupendos e a dupla de guitarras formada por Chuck Schuldiner e James Murphy brilha intensamente, trazendo mais uma vez uma mescla perfeita de melodias e peso infernal. Iniciando de forma vagarosa e progressiva, “Within the Mind” é novamente uma ótima faixa, jamais diluindo a qualidade do que se ouviu até agora. Os solos no final são um verdadeiro arrasa-quarteirão!

Logo após, é a vez da belíssima faixa-título aparecer. “Spiritual Healing” conta com uma nova sucessão de “riffs” e arranjos que carregam uma atmosfera densa e obscura que combina com a temática abordada por Chuck Schuldiner. Aliás, as guitarras tocadas pouco antes de Chuck urrar o nome da música são espetaculares e proporcionam um clima altamente soturno e misterioso. O grandioso desempenho instrumental da banda aliados aos vocais tenebrosos de seu “frontmen” fazem dessa composição um tremendo clássico.

“Low Life” é a sexta faixa desse grande petardo e nela temos ainda mais “riffs” e harmonias, além é claro de potentes levadas de bateria. Há também alguns trechos mais “grooveados” e bem interessantes, que permitem Chuck urrar de forma ainda mais feroz e violenta e os solos são novamente velozes e bem encaixados. Uma grande música! O final dessa obra fica reservado para “Genetic Reconstruction” e “Killing Spree”, duas faixas que esbanjam ainda mais "riffs", solos velozes, vocais destruidores e arranjos que remetem a faixas anteriores, encerrando esse terceiro registro em excelente forma.


O Death sempre foi uma banda que evoluiu a cada lançamento, graças à mente de Chuck Schuldiner que sempre soube agregar novos elementos e musicalidades de forma única, sempre contando com músicos diversos e talentosos. Nesse trabalho de estúdio, Schuldiner contou com mais um grande time de músicos, sendo eles o guitarrista James Murphy (James Murphy (Carreira Solo), Cancer, Disincarnate, ex-Obituary, ex-Konkhra, ex-Testament) e o baterista Bill Andrews (Ex-Massacre). Apesar de ter sido creditado no álbum como o responsável pelas quatro cordas do registro, o baixista Terry Butler (ex-Massacre, ex-Six Feet Under, Obituary, Denial Find) apenas se juntou ao grupo quando as gravações do álbum já haviam sido concluídas. O responsável por tocar o instrumento nesse trabalho foi Chuck. “Spiritual Healing” foi o terceiro capítulo da jornada da banda que infelizmente foi interrompida pela morte precoce de seu “frontmen” como todos sabem. Contudo, o legado pútrido e genial da banda permanece intacto e tão poderoso como nunca.

Tracklist:

01. Living Monstrosity
02. Altering the Future
03. Defensive Personalities
04. Within the Mind
05. Spiritual Healing
06. Low Life
07. Genetic Reconstruction
08. Killing Spree

Lineup:

Chuck Schuldiner (Vocal / Guitarra / Baixo) (R.I.P. 2001)
James Murphy (Guitarra)
Bill Andrews (Bateria)

(*) Terry Butler (Baixo) - Foi creditado como baixista no álbum, mas apenas juntou-se ao grupo quando o trabalho já estava pronto.


Escrito por David Torres

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...