Venom - Existe vida sem CRONOS sim senhor!


Após a saída de Cronos do Venom para dedicar-se a uma carreira solo, em 1987, cogitou-se que esse seria o fim definitivo da banda, que ficou meio que com seu rumo indefinido, vide o fato de seu baterista Abaddon após a esse ocorrido se dedicar a um novo projeto chamado Sons of Satan.

As coisas começaram a tomar um novo rumo quando Abaddon, após conseguir convencer Mantas a trabalhar junto com ele nesse novo projeto, reata o contato com Cronos e por via de uma conversa telefônica entre eles, resolver perguntar se haveria algum problema de ele usar o nome Venom, que não demonstra nenhuma objeção a isso, levando em conta o fato de Abaddon e Mantas serem também membros fundadores da banda.

Então, após a formação da banda ser completada com Tony Dolan, ex-vocalista e baixista do Atomkraft e que ganha o apelido de "Demolition Man" e o guitarrista Al Barnes, inicia-se a fase mais peculiar da carreira da banda.

Com essa nova espinha dorsal (Mantas, Abaddon e Demolition Man) o Venom gravou 3 álbuns ("Prime Evil" [1989], "Temples of Ice" [1991] e "The Waste Lands" [1992]) que se diferenciam de tudo que haviam feito até então. Se até então a banda prezava pela crueza do som, nessa nova fase alguns novos elementos foram incorporados ao som, como partes mais melodiosas em suas músicas, o uso de sintetizadores, talvez por uma influência maior de Mantas no processo criativo, que já havia feito experimentações similares em seu disco solo, o magnífico "Winds of Change" (1988), onde chega a flertar com o Hard Rock e AOR.


Infelizmente, foram álbuns que apesar da qualidade absurda que possuem, meio que passaram batido por parte de crítica e público na épóca, tal fato pode ser creditado a pouca paciência por grande parte dos fãs com Dolan, que insistiam em pedir a volta de Cronos à banda, e também ao crescimento de interesse do público por vertentes mais pesadas do Heavy Metal que ganhavam força no mercado, como o Thrash e o Death Metal.

Se você nunca escutou esses álbuns ou sequer sabia que o Venom havia lançado algo sem Cronos nos vocais, por favor, deixe qualquer preconceito ou radicalismo de lado e faça esse favor aos seus ouvidos, escute essas três verdadeiras pérolas do Heavy Metal e tire suas próprias conclusões.


Escrito por Wellington Dias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...